Sucos, néctares e refrescos. Qual a diferença?

1 fev 2011 | 0 Comentário | 14.989 visitas
Sucos, néctares e refrescos. Qual a diferença?

Verão chegou… e bate aquela vontade de tomar um suco… ou néctar… ou refresco. Qual é a diferença??
Ouvimos muitas vezes essa pergunta com relação a bebidas naturais: Qual a diferença entre sucos e néctares?

O Ministério da Agricultura tem a seguinte definição:

Suco é o produto MAIS concentrado, integral, com 100 % de fruta. Se contiver açúcar deve ser no máximo 10 % da composição e no rótulo no produto deve conter a frase: “Suco de fruta adoçado”. O suco não pode ser adicionado de corantes e conservantes.
Obs: Existem algumas exceções a essas regras, como, por exemplo, os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.

O Néctar possui uma concentração MENOR de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.

Já o refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%, sendo que não há a obrigatoriedade de haver fruta na composição. Neste caso, deve estar claro na embalagem as palavras “artificial” e “sabor de”.

Obs: A determinação se o produto é um suco ou um néctar é feita pelo Ministério da Agricultura, sendo que a quantidade de polpa é o fator determinante.

Fonte: http://saudeecologica.wordpress.com/

Tags:, , ,

    Deixe uma resposta