Pubalgia

27 set 2012 | 0 Comentário | 41.704 visitas
Pubalgia

A pubalgia está relacionada à condição dolorosa da sínfise pubiana ou púbica. A sínfise pubiana é uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia (cintura pélvica), que é composta pelo sacro e cóccix, e dois ossos do quadril, que por sua vez, cada osso, é composto por três ossos compactados: ílio, ísquio e o osso púbico (púbis).

É uma região importante, central do corpo, responsável e influenciada por forças ascendentes e descendentes. Por exemplo, desvios da coluna alteram o posicionamento da pelve, assim como, impactos no solo também podem influenciar nesse posicionamento. O reto abdominal e os adutores são músculos importantes que têm sua origem e inserção nessa área.

Durante a marcha, esses ossos se movimentam fisiologicamente, milimetricamente e harmonicamente junto com a musculatura envolvida. Quando isso não ocorre, os músculos abdominais elevam a pelve, os adutores tracionam e os ísquios tibiais se encurtam, afastando a sínfise púbica, ocasionando alguns problemas, como: desequilíbrio muscular, estresse ligamentar e inflamação local.

Essa é uma patologia muito comum em jogadores de futebol e corredores, devido ao impacto no solo, às mudanças bruscas de deslocamentos e chutes.

Os sintomas podem ser: dor na virilha, “possível” dor lombar, dor nos adutores, dor durante a corrida e dor ao se levantar e abaixar. É muito importante a confirmação do diagnóstico por um médico, descartando as possibilidades de uma hérnia inguinal ou, infecção urinária ou ainda, uma distensão muscular.

O tratamento baseia-se em repouso e anti-inflamatório, e em um segundo momento, a fisioterapia. A cirurgia é indicada para casos mais complexos ou cujo tratamento não correspondeu ao esperado.

Atualmente, principalmente em atletas, a prevenção é muito utilizada com exercícios que auxiliam o equilíbrio muscular e articular da pelve.

Eleonora Eleonora Ferreira Paes Enes

Licenciatura em Educação Física pela UFRJ – CREF nº 000266 G/RJ. Graduação em Fisioterapia pela FRASCE – CREFITO 2 nº 045999-F. Formação em RPG/RPM e Pilates. Sócia-Diretora do Studio Corpore Pilates

Publicações de

Tags:, , , ,

    Deixe uma resposta