Osteófitos – o velho conhecido “Bico de Papagaio”

25 fev 2011 | 278 Comentários | 228.827 visitas
Osteófitos – o velho conhecido “Bico de Papagaio”

Você sabe o que são osteófitos?

Também conhecido como bico de papagaio, os osteófitos são formações ósseas que crescem em torno da coluna. São decorrentes da protusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral dando origem à formações ósseas, agravados pela desidratação do disco causando a aproximação das vértebras comprimindo a raiz nervosa e causando as dores.

O bico de papagaio ou a osteofitose se manifesta quando os ligamentos e as cartilagens que envolvem as vértebras se calcificam, como forma de estabilizar a estrutura desgastada. O problema tem maior incidência na região lombar, mas pode atingir outras partes da coluna. As dores são causadas pela própria rigidez da coluna, na qual as vértebras afetadas pressionam nervos e músculos. Além da idade, outros fatores podem causar a formação do bico de papagaio.

Hereditariedade, má postura, obesidade, sedentarismo, fraturas e doenças reumáticas também contribuem para desgastar as articulações e levar à calcificação das vértebras. Porém, quando uma pessoa mais jovem sofre de dor nas costas, a origem do desconforto é muscular muitas vezes.

É um processo irreversível e progressivo, mas 95% dos casos são leves e têm controle mais fácil. Fisioterapia e correção postural ajudam a recuperar a estabilidade. E é aí que o Pilates pode contribuir, reestabelecendo o equilíbrio muscular, alongando e fortalecendo. O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.

Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada. A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. E o Pilates também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

Eleonora Eleonora Ferreira Paes Enes

Licenciatura em Educação Física pela UFRJ – CREF nº 000266 G/RJ. Graduação em Fisioterapia pela FRASCE – CREFITO 2 nº 045999-F. Formação em RPG/RPM e Pilates. Sócia-Diretora do Studio Corpore Pilates

Publicações de

Tags:, , , ,

    278 respostas para “Osteófitos – o velho conhecido “Bico de Papagaio””

    1. Site EsporteX disse:

      Quais os efeitos do sobrepeso e quais os danos sobre os joelhos? Isso pode refletir no chamado “bico de papagaio”?

      • oi meu nome é thiago tenho 30anos e descobri 2 anos atrás que estava com perda da cartilagem(artroze)mais todos medicos que eu fui não me dão boa noticia.no joelho direito a minha ultima ressonancia deu discretos sinais de conflito fêmuro-patelar,condropatia patelar e area de impacto no coxim gorduroso suprapatelar e a onde eu trabalho tem que movimentar muito e rapido e doi muito.

    2. Eleonora disse:

      Respondendo a sua pergunta, realmente o sobrepeso é um fator de risco para lesões no joelho e na coluna. Manter uma boa alimentação e a prática de exercício físico é indispensável para prevenção e manutenção de uma postura correta.

    3. Raquel disse:

      Oi Eleonora, tenho 35 anos, e 4 osteofitos e estou com 10 kg a mais do meu peso normal, comecei a fazer musculação e atividade aerobico (spining, esteira, transport) para emagrecer, mas estou sentido muita dores na cervical. Quais atividades posso fazer para perder peso sem agredir a cervical?

      • Eleonora disse:

        Oi Raquel,
        você está no caminho certo. A atividade aeróbia é essencial para a perda de peso e a musculação é um ótimo fortalecimento. Talvez alguns cuidados na hora do abdominal farão você não sentir tanto sua cervical.
        A natação é um exercício aeróbio que não aumentaria seu quadro álgico, mas a corrida, o spining e o transport também não são contra-indicado. Peça para o seu professor observar sua postura durante a atividade! E não desista!

    4. Anderson disse:

      Comprovado através de uma radiografia tenho osteófitos, o ortopedista me receitou exercícios físicos, porém, não especificou qual ? estou leigo no assunto com apenas 24 anos assustado oque fazer para tratar ? qual o exercício mais indicado ?
      Grato !

      • Eleonora disse:

        Olá Anderson!
        Aconselho a experimentar o Pilates.É um exercício de fortalecimento que além de trabalhar sua massa muscular, irá melhorar muito a sua postura.
        Os Studios de Pilates costumam oferecer aulas experimentais gratuitas.Marque que você irá gostar!

        Eleonora Paes

    5. rafael disse:

      Eleonora, boa tarde.
      Hoje estive no ortopedista fazendo meus exames de raio x, e descobrimos um bico de papagaio inicial, quase um “piriquito” como descreveu o médico.
      Porém, tenho apenas 35 anos e sei que esse fator é irreversível, mas gostaria de manter uma boa qualidade de vida no futuro. Estou muito sedentário e passo muito do meu tempo sentando ao computador.
      Qual o melhor caminho a percorrer? Pilates? RPG? ambos? outros?
      obrigado!

      • Site EsporteX disse:

        Olá Rafael!
        Inicialmente, aconselho a algumas sessões de RPG ( o fisioterapeuta pode te orientar melhor sobre a quantidade dessas sessões). Posteriormente, o Pilates é um bom exercício para manter a Postura correta adquirida no RPG.
        Mas, o importante é qualquer exercício bem orientado e que seja agradável para que você não desista ou desanime.
        Boa sorte!

      • lazaro disse:

        Boa tarde!

        Tome uma xicara de cloreto de magnesio de manha e a tarde, tem que ser cloreto de magnesio pa, tem que persistir no tratamento, pode demorar, mas voce vera a eficacia. Os medicos quase nunca sabem deste mineral, nao se interessam.
        https://www.youtube.com/watch?v=_j8uir7ajkM

    6. Jairo Oliveira disse:

      Eleonora, boa noite!
      Comprovado através de uma radiografia tenho osteófitos. Isso tem cura? Qual a forma mais rápida de curar ou amenizar as dores e se livrar de uma lesão maior?

      • Site EsporteX disse:

        Boa noite Jairo!
        Infelizmente não tem cura, mas você pode cuidar da sua postura para que não evolua!
        Se você tem dores deve começar com Fisioterapia, RPG, até poder praticar alguma atividade física.
        Converse com seu médico e comece o quanto antes para que se sinta melhor!

    7. eneida disse:

      Olá. Tenho sofrido muito com dores na região lombo-sacra principalmente durante a noite,no momento em que vou me virar na cama,estou parece que travada e com muita dor.Perdi muito em qualidade de sono em função disso.Vou fazer fisioterapia indicada pelo traumato.A seguir envio resultado do raio x:- osteófitos em l3,l4,l5.-leve rdeução do espaço intervertebral de l5-s1.-pedículos integros.-sacro e articulações sacro-ilíacas preservadas. Além disso tenho artrose coxo-femural,já fiz cirurgia por artroscopia para retirada de 30% do labrum.tenho bastante desconforto nessa região após caminhar. Tenho 45 anos 1,58 cm e 58kg. Aguardo sugestoões. Um abraço…

    8. Eleonora Paes disse:

      Oi Eneida,
      Acredtito que a fisioterapia vai te ajudar bastante, o RPG também é um ótimo tratamento. Uma sugestão é deitar sempre de lado com um travesseiro entre os joelhos, evitar pegar peso e quando precisar pegar algo no chão, agachar ou seja, dobrar os joelhos para minimizar o peso na lombar.
      Não desanime! Procure a fisioterapia que você perceberá melhoras!

    9. Alberto disse:

      Eleonora, bom dia.

      Tenho o famoso bico de papagaio na lombar, já fiz as sessões de fisioterapia e estou fazendo alguns exercicios com pouco peso para fortalecimento da lombar e joelhos.

      Gosto de pedalar, ajustando a altura da bicicleta, é possível voltar a pedalar?

      Obrigado.

    10. luciana disse:

      Bom dia fiz o raiox da coluna lombra e o resultado foi:osteofitose incipiente,mais na verdade eu não sinto dor na lombra e sim na articulação do quadril e gluteos apenas do o lado esquerdo e tb sinto dores no joelho o medico re receitou aculpultura existe algum de atividade fisica q eu possa fazer tb? pois não quero ficar sedentaria.

      Desde ja agradeço!

    11. Eleonora Paes disse:

      Oi Luciana,
      as dores em outro lugar, pode ser uma irradiação de uma compressão causada por esse osteófito ou, pode ser um desvio por uma possível escoliose.
      Qualquer atividade com baixo impacto como a Natação, o Pilates será muito útil a você e amenizará suas dores.
      Mas, não deixe de fazer a acupuntura.Ela também te trará muitos benefícios!

    12. marcel disse:

      Eleonora,

      Fiz um exames e apresentaram Osteofito na face lateral das rotulas, isso é grave?? qual tratamento??

    13. Eleonora Paes disse:

      Oi Marcel!
      Realmente coluna e joelhos são mais propensos a aparecer osteófitos. Um fortalecimento de quadríceps ajudaria, mas o seu médico poderá te orientar melhor!

    14. Rosana Mendonça disse:

      Olá, Eleonora!

      Comecei a sentir uma dor na região dorsal da coluna. Fiz um raio-x e foi constatado início de osteófitos. Corro cerca de 40 minutos na esteira, 3 vezes por semana e faço musculação também 3 vezes na semana. Gostaria de saber se terei que parar de fazer estas atividades que tanto gosto.

      ps.: também gosto muito de natação, mas não faço sempre.

      Obrigada…

      Rosana

    15. Eleonora Paes disse:

      Oi Rosana,
      Não precisa parar suas atividades, mas, talvez sua postura deva estar ruim durante elas. Um bom tênis é essencial durante a corrida.
      Faça umas sessões de RPG! O fisioterapeuta saberá te orientar numa postura adequada!

    16. Daniela disse:

      sofri um acidente de transito no dia 9 deste mes e desde então venho tendo muitas dores, fiz uma ressonancia q acusou “discretos osteófitos marginais anteriores de C4 e C5″, o que quer dizer isso??? É possivel ter aparecido apos o acidente?
      Obrigada.

    17. Eleonora Paes disse:

      Oi Daniela pela sua descrição não acredito que esses osteófitos tenham surgido após o acidente. Normalmente eles são progressivos, vc já poderia ter por alguma anteriorização da cabeça. No acidente, com o impacto pode ter ocorrido uma anteriorização forte e inesperada da cabeça e mexido com toda essa estrutura da cervical.
      Vale a pena procurar uma fisioterapia e depois que a dor amenizar o RPG te trará ótimos resultados!

    18. analina sabino disse:

      fiz um raio x e apresentou artrose na coluna. o que é isso?

      • Eleonora Paes disse:

        Analina,
        a artrose é um processo degenerativo, pode ser causado por algum desgaste ao longo do tempo.Pode estar relacionado a uma postura ruim, sobrepeso, carregar “coisas” pesadas (bolsas por exemplo)…
        Vale a pena fazer uma densitometria óssea para acompanhar a perda de massa óssea, a suplementação com cálcio.
        É muito importante o acompanhamento médico.

    19. nikelauda de oliveira disse:

      boa tarde, estou tratando uma pessoa com hernia de disco, com um suco de glocosamina, condroitina, msm, e vitamina c, além de calcium com citrato de calcium; na recuperação do liquido sinovial, e das cartilagens; até o médico recomendou o uso continuado deste processo. pois o mesmo disse que o remedio não tem como recupera a menbrana das cartilagens, apenas de aliviar a dor. já faz 4 meses e ela não tem mas uma unica dor, até o médico nas consultas está indicando nosso processo funcional. nikesousaflp@gmail.com.

      • Eleonora Paes disse:

        Olá!
        achei muito interessante o seu tratamento.Sei que o MSM (metilsulfonilmetano)aumenta a ação de muitas vitaminas e nutrientes, entre eles a Vit.C reduzindo ou eliminando músculos doloridos e cãimbras. A glucosamina(necessária para a renovação do tecido conjuntivo incluindo cartilagens e ligamentos) e a condroitina(componente estrutural da cartilagem) juntas facilitam sintomas de artrite.
        Realmente um tratamento eficáz no alívio da dor,porém o acompanhamento médico é indispensável pois como você mesmo relatou não tem como recuperar a cartilagem.
        Parabéns pelo seu tratamento!

    20. PAULA disse:

      BOA NOITE ELEONORA…TENHO 30 ANOS,1,59 E PESO 91 KG,OU SEJA SOU OBESA.HÁ 4 MESES VENHO SENTINDO FORTES DORES NO PEITO ESQUERDO,BRAÇO E COSTAS NA ALTURA DO PEITO E NA BACIA.FIZ UM RAIO X EO RESULTADO FOI:COLUNA DORSO-LOMBAR DE ASPECTO RADIOLÓGICO NORMAL,OSTEÓFITOS MARGINAIS ANTERIORES EM C4 E C5 E ESPONDILOSE CERVICAL INCIPIENTE.QUAL O PROFISSIONAL MAIS INDICADO PRA ME AJUDAR? FAÇO CAMINHADA E TENHO VONTADE DE FAZER MUSCULAÇÃO, É POSSÍVEL OU PODERIA AGRAVAR AINDA MAIS O MEU PROBLEMA? AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO.

      • Eleonora Paes disse:

        Paula,
        não acho que a atividade física pode te prejudicar, mas ela tem que ser bem acompanhada.
        Uma avaliação com um fisioterapeuta é essencial, ele pode te orientar e também ao professor de Educação Física para uma série mais cuidadosa.

    21. Marcos disse:

      Oi, boa tarde.

      Realizei exame de raio x foi verificado osteófitos na L4 e L5, porém a dor que está localizada na região lombar irradia para a perna direita, devido esta dor não consigo mais realizar atividade fisica. Estou muito preocupado, será que existe tratamento que me faça retornar as atividades fisicas ?

    22. Eleonora Paes disse:

      Marcos,
      o que pode estar acontecendo é uma compressão do nervo ciático e por isso essa dor irradiada. Em alguns casos o RPG (reeducação postural global) é o tratamento indicado, mas o seu médico poderá te orientar melhor!

    23. ROSANGELA disse:

      ACABEI DE FAZER UM RX E O LAUDO DEU QUE ESTOU COM ESCOLIOSE E DISCRETOS OSTEOFITOS MARGINAIS,SÓ QUE SOU ESCOVISTA EM SALAO. POSSO CONTINUAR A TRABALHAR COM PROFISSAO..TBM TDO FINAL DE EXPEDIENTE SINTO MTA DOR

      • Eleonora Paes disse:

        Rosangela, essa é a sua profissão e suponho que você não queira deixar de trabalhar. O melhor é se adaptar.
        Se alongue entre um cliente e outro, não use salto alto ou “rasteirinhas” e sobretudo, tente distribuir a sua força utilizando dentro do possível seus dois lados.
        Uma visita ao Fisioterapeuta (RPG) uma vez por semana vai te ajudar a diminuir a dor e não evoluir na má postura.

    24. claudia disse:

      tenho osteofitos nos joelhoos queria saber se tem cura e qual execicio melhor a fazer?

    25. selma disse:

      Oi, tenho 45 e a uns dois fiz um x que detectou 7 bicos de papagaio, o medico não me deu nenhum tratamento apenas remedios para dor que nunca utilizei,(tive uma fratura exposta no tornozeloa 25 anos que me fez colocar o peso mais em uma perna que na outra creio que é um dos maiores fatores do problema) comecei a fazer exercicios de musculação, hidro, natação, jogo voley tbm pq antigamente era muito ativa e resolvi fazer faculdade o que me deixou muito sentada engordando assim 20 quilos, será que estou forçando demais nos exercicios,tenho me sentido bem melhor, não existe cirurgia para esse problema? Só quem tem essas duas dores ao mesmo tempo, tornozelo e coluna pode imaginar o que é. obrigada

      • Eleonora Paes disse:

        Selma, acho que você está no caminho certo. A atividade física é muito importante!
        Realmente, desconheço o procedimento cirúrgico e acredito que sempre é a solução em último caso!
        A perda de peso ajuda muito para evitar a sobrecarga e os exercícios na água são excelentes para as articulações!
        Mas, não abandone o ortopedista. Faça exames periódicos para ter o contole do seu problema!

    26. joyce disse:

      sinto muitas dores no joelho fui a medico ele diagnosticou bico de papagaio no joelho estou com exesso de peso queria saber se isso tem cura qui eu posso fazer pra melhorar as dores tenhu muitas dores um remedio para poder amenisar mais obrigada

      • Eleonora Paes disse:

        Joyce,
        Inicialmente a perda de peso é primordial.
        E o exercício para fortalecer a musculatura que envolve o joelho vai ajudar muito. Aconselho a Hidroginástica ,que vai ter menos sobrecarga para o seu caso.
        Os tratamentos alternativos como a Acupuntura são ótimos para amenizar a dor e evitar o uso de remédios para isso.
        Boa sorte!

    27. jack roberto disse:

      apos o tratamento do cancer emagreci cerca de 25 quilos, e os 4 bicos de papagaio tem me doido muito, como faço pra amenizar esta dor sem ter que recorrer ao médico
      existe algum tipo de exercício específico ?

    28. Jean marcio disse:

      Bom dia!
      A todos
      Passei no concurso,porem fui fazer exame admissional, conto no exame de RX a seguinte anomalia.
      corpos vertebrais de altura e alinhamento posterior mantids con osteofitos anteriores.
      Issopodera me deixa inapto? nunca tive problema de coluna. aguardo bom dia!

      • Eleonora Paes disse:

        Jean,
        realmente desconheço sobre essa limitação numa prova de concurso, acredito que não, até porque não é um problema visível e que te impossibilite de alguma atividade.
        Se te deixar mais tranquilo, procure uma avaliação mais completa com um ortopedista.
        Boa sorte!

    29. Carmem disse:

      Bom Dia!

      Há cerca de 4 meses tenho sentido muitas dores na perna direita, no inici era uma dor fraca, tomava medicamento e passava, mas aso poucos as dores foram ficando intensas, fiz tomografia e o resultado foi:protusão L3, L4, L5, artrose e espondoliose. Estou fazendo tratamento com um médico especializado em colunas, já fiz a infiltação, mas sinto ainda muitas dores, estou fazendo tratamento fisioterápico, neste inicio com a mesa de descompreesão da coluna, fiz 2 sessões, ainda faltam 3. Seguindo o conselho de um fitoterapeuta e acumputurista, fiz uma densiometria óssea e a conclusão foi:Coluna Lombar(L1-L4): DMO compátivel com osteopenia(valor -T= -1,1) estando dentro do esperado para a sua faixa etária(58 anos)(Z-score= 0,5).

      Quadril(DMO compátivel com a normaidade(valor – T= -0,5)estando do esperado para sua faixa etária.(Z- score= 0,6)

      Mas abaixo está escrito assim: É importante observar que osteofitos exuberantes, deformidades em coluna e ateromatose severa da aorta podem levar a resultados de densidade óssea na incidencia de AP falsamente elevados, devendo estes achados serem considerados na interpretação exame, por favor me ajude. Tenho que trabalhar,meu trabalho é digitação mais serviços administrativos, que me obrigam a ficar sentada grande parte do tempo, atendendo també público e telefone. Mas está dificil ficar sentada, a perna direita dói muito.

      Obrigada

      Carmem

      • Eleonora Paes disse:

        Carmem, acredito que você está no caminho certo!
        Mas pelo que você me descreve seus osteófitos são grandes e isso pode está pressionando alguma inervação e irradiando para a perna.
        Converse com seu médico sobre o RPG, é um a reeducação postural que pode te ajudar nessa postura sentada e alongar su perna ajudando na descompressão.
        Mas não desanime!

    30. Deise Lopes Cavichioli disse:

      Boa tarde,Eleonora
      Acabei de ter os resultados do raio X das mãos pois na maioria das articulações dos dedos apareceu várias protuberancias.O resultado foi Osteófitos marginais esparsos,achei que só desse na coluna.Tenho 59 anos e tenho 90 kg.Percebo que cada vez aumenta mais.Não tenho dores fortes mas acho que um dia terei.O que devo fazer para melhorar este problema?
      Obrigada
      Deise

    31. Eleonora Paes disse:

      Oi Deise,
      esses osteófitos normalmente surgem por uma artose,artrite… Existe fisioterapia específica nesses casos. Converse com seu médico!

    32. luzia araujo disse:

      Muito interessante a atitude da profissional eleonora. Parabéns\

    33. luzia araujo disse:

      Na realidade eu sinto dores no corpo todo e não pensei que houvesse tanta gente na mesma situação. Comecei a fazer RPG há aproximadamente uns 6 meses e a minha fisioterapeuta ficava desesperada sem saber mais o que fazer comigo porque até então eu só tinha escoliose e saia de lá com mais dores ainda. Ela fazia INFRA, TEENS, usava aquele gancho, os dedos, me contorcia, estalava e nada| Até que resolvi voltar ao ortopedista e expliquei que estava suspeitando de FIBROMIALGIA e comentei também que já soube de casos que muita gente passa a vida tratando das dores como fosse coluna e é problema nos RINS. Ela passou vários exames e por fim o hemograma acusou Sedimentoscopia-Cristais-numerosos de oxalato de cálcio. O RX da coluna cervical acusou Redução do espaço articular entre C5-C6 e Presença de osteófitos posteriores em C5-C6. Também descobri que todas essas dores na cervical pode ser dos dentes, pois estou trincando com muita força na hora de dormir e até mesmo acordada. acho que devido ao estresse do dia a dia. O meu problema é muito grave?

    34. edna disse:

      o ortopedista diagnosticou que estou com 5 bicos de papagaios na coluna. gostaria de nsaber se é porcausa do meu trabalho? sou cabelereira á 2 anos mais tenho trabalhado muito e os movimentos são muitos repetitivos, ele me indicou fazer fisioterapias 20 sessões, será que vai passar essas dores fortes que sinto com tanta frequencia? quando faço outros tipos de movimentação não doi tanto o quanto quando pego em um cabelo porque? será que meu caso terá que fazer cirurgia? é perigoaso? tenho 27 anos….

    35. Eleonora Paes disse:

      Oi Luzia,
      algumas dores podem ser parecidas mesmo. Vale sempre a pena procurar outros especialistas como, um urologista para checar os rins e um ortodentista. Desvios de ATM(articulação temporo-mandibular) ocasionam bruxismo(ranger dos dentes ao dormir) e sérios problemas cervicais.
      Tratamentos em conjunto tem ótimos resultados!

    36. Eleonora Paes disse:

      Edna,
      provavelmente você faz muita força usando apenas um lado (secando cabelos por exemplo com a mão direita)e esses movimentos são diários e repetidos. Isso relmente pode ter ocasionado esses osteófitos. A fisioterapia vai ser muito importante mas,faça exercícios com alongamentos e fortalecimentos da sua musculatura.Você não vai deixar de trabalhar e precisa manter sua postura.
      Não pense em cirurgia!

    37. simone disse:

      Olá, tenho 40 anos, fiz uma ressonância que acusou hérnias discais c5-c6 e c6-c7 e osteoartrose incipiente. Sempre fiz musculação, esteira e bicicleta. A partir de agora o que devo evitar e qual a atividade física indicada?

      • Eleonora disse:

        Simone,
        acho que você não deve evitar nenhuma atividade. Apenas aquela que te cause algum desconforto. Mas paralelamente as atividades físicas, faça o RPG uma vez por semana.

    38. cibeli rojas da costa disse:

      acabei de fazer um raio x do pe sinto muitas dores em baixo do calcaiar, qundo sento nao posso nem levantar de dor deu osteofitoscomo posso tratar

    39. Eleonora Paes disse:

      Cibeli,
      Acabei de escrever uma matéria sobre isso, deve entrar no ar por esses dias. Provavelmente é um esporão de calcâneo, comum em pessoas que ficam muito tempo em pé, correm, possuem algum desvio como pés pronados, cavo … ou sobrepeso.
      O tratamento é clínico: fisioterapia, palmilha, calçado mais confortável e anti-inflamatório. Não desaparecendo os sintomas, também existe um tratamento com ondas de choque (TOC) extra-corpóreo, é mais caro e os planos de saúde não costumam cobrir.
      Não se preocupe, raramente é cirúrgico. Procure um ortopedista!

    40. joaquim luiz de oliveira junior disse:

      parabens pelo comentarios p

    41. Andreza disse:

      Tenho 35 anos, 1,70 de altura e estou com 132 kilos, já fiz muitos tratamentos para emagrecer, mais nada consegui, hoje tenho bico de papagaio no joelho esquerdo, gostaria de saber o posso usar, quero dizer em relação a sapatos.
      O que posso fazer pra evitar a dor, que é algo que muito encomoda.

      • Eleonora Paes disse:

        Andreza,
        o tipo de calçado não vai te ajudar muito. Não é aconselhável para ninguém,sapatos muito alto, de bico fino e nem “rasteirinhas”. O ideal são aqueles um pouco mais alto atrás, se forem altos do tipo “anabela” ou tênis.
        Mas, procure caminhar. Vai ser bom para emagrecer e para fortalecer a musculatura que envolve os joelhos.

    42. Sebastião Varago disse:

      Tenho consultado seu site com frequencia por me ser muito útil. Trabalho com massagem estética, desportiva e terapêutica e assim posso auxiliar e orientar meus pacientes com mais segurança. A massagem, como todos sabem, ao relaxar a musculatura, faz diminuir as dores, porém não promove a cura. O importante é o acompanhamento médico que, agindo nas causas, faz cessarem os efeitos enquanto é possível fazê-lo. Quando não mais, como no caso de artrose, a solução é encontrar paliativos que amenizem as dores ou, em casos extremos tentar a cirurgia.

      • Eleonora Paes disse:

        Com certeza Sebastião,
        sempre orientamos a procura de um médico e incentivamos a prática de uma vida saudável, seja pela alimentação ou atividade física, ou shiatsu, massagem, acupuntura… O importante é cuidar do seu corpo e da mente!

    43. rapuzel jastro disse:

      Fiz uma ressonância magnética do sacro-cóccix e o resultado foi este:
      alterações degenerativas entre a 1° e a 2°,entre a 2° e a 3° peças coccígenas com derrame articular associado a sinovite.Tendinoplatia leve associada a tenossinovite do eretor da espinha junto a sua inserção no cóccix.Alterações degenerativas no terço superior das articulações sacro-ilíacas,sendo um pouco mais acentuada à direita,sem sinais de processo inflamatório em atividade.
      OBS:Estruturas venosas proeminentes na cavidade pélvica.

      Gostaria de saber se este resultado pode ser em decorrer de uma cirurgia que fiz do joelho,pois logo após a cirurgia comecei a sentir dor e hoje sou impossibilitada de sentar sobre o bumbum precisso sentar de lado.No momento da anestesia percebi que houve algo errado me anestesiou muito em baixo e mais de uma vez.

      • Eleonora Paes disse:

        Rapuzel, não sei te responder essa questão. Porém, acredito que com RPG você terá ótimos resultados.
        O Fisioterapeuta trabalhará com você essa postura sentada e te dará dicas para o dia-dia!

    44. SABRINA disse:

      Oie… sinto uma dor na nuca que me persegue a anos… nunca procurei saber o porque da dor. Mas logo após um tempo com a dorzinha persistente, veio um caroço na nuca que cresceu de um dia pro outro… Na coluna, nuca… quando dói fico parecendo o Corcunda de Notre Dame…rs… O que pode ser isso… desde já agradeço pela resposta…

    45. SABRINA disse:

      Tenho 26 anos… Obrigada

      • Eleonora Paes disse:

        Sabrina,
        aconselho a você a procurar um ortopedista para fazer um exame mais específico: Raio x, ressonância…
        Pode ser uma espondilolistese (escorregamento da vértebra) ou qualquer outra patologia.
        Não posso nem tem indicar um tratamento paleativo sem ter um diagnóstico.

    46. nilda ester lopez disse:

      Oi, tenho 61 anos, sinto fortes dores nos joelhos, nas pernas e no dorso dos pés, tenho uma deformação na coluna na parte superior, a médica clínica viu a radiografia da minha coluna e diz que tenho bico de papagaio em vários pontos. Segundo ela é uma deformação por causa da idade e não tem nada a ser feito, por tanto não me encaminhou para um ortopedista. O qué posso fazer, já que tenho a deformação de bem antes de atingir essa idade. Desde já agradeço a sua resposta.

      • Eleonora Paes disse:

        Nilda,
        uma atividade física iria te ajudar muito! A Hidroginástica seria ótimo , pelo baixo impacto e pela água aquecida.
        Se o problema já está instalado, não deixe progredir. Faça tratamentosa alternativos! O Pilates também terá ótimos resultados, trabalha a coluna e fortalece a musculatura dos membros inferiores.

    47. Mariza disse:

      Olá Elenora,

      Fiz um raio X dos dois joelhos e o laudo deu: Rarefação do trabeculaDO ósseo. Leve rfedução dos espaçõs articulares femoropatelares e femorotibial medial, com osteófitos marginais. Hipertrofia das espinhas tibiais. Calcificação ovalada projetada no recesso articular femorotibial posterior esquerdo, podendo representar corpo livre. Não se evidenciam lesões focais. Tenho 57 anos e estou a cinco meses fazendo musculações, e em alguns exercicios que faço não doi o joelho mas arde bastante, o que voce recomenda.

      • Eleonora Paes disse:

        Fale com seu professor para evitar peso em excesso. Mas, você está no caminho certo, a musculação vai te ajudar muito a fotalecer e aliviar possíveis dores!
        Evite calçados apertados, de bico fino, saltos altos e “rasteiros”. Não abra mão do conforto na escolha dos sapatos!

    48. Sonia do Rosario disse:

      ola Eleonora tenho 35 anos ha muitos anos que sofro de fortes dores na coluna e nas costelas e ha mais ou menos um ano tenho tambem muitas dores no joelho e na anca fiz um rx a uns meses atraz e diagnosticaram que tenho o bico de papagaio.Nao consigo me deitar de barriga pq uns minutos depois ja tou cheia de dores e nao consigo mexer e infelizmente o meu medico semplismente me receitou uns comprimidos (optimos) .Ajuda-me por favor tenho medo que o pior me aconteca. Des de ja agardecomt a ajuda obrg.

    49. Neusa da Costa disse:

      Oi. Eleonora. Em Janeiro desde ano tive febre alta, muita dor de cabeça e dores nas pernas fortíssimas. Recorri a emergência hospitalar e foi diagnosticado que estava com pneumonia, porém desde lá nunca mais consegui caminhar direito com fortes dores, faço fisioterapia, tenho diagnostico de artrose e osteoporose e no último raio X deu o seguinte:

      Bacia:
      Irregularidade óssea na borda externa e superior do acetábulo direito.
      Demais espectos preservado.

      Joelhos:
      Espaço articular fêmuro-tibial preservado.
      Osteofitos marginais no plato tibial especialmente à direita.
      Osteofito no pólo superior da patela e sinais de entesopatia no dorso, bilateralmente.

      Estou com consulta marcada com ortopedista, porém gostaria da sua opinião.

      Agradeço desde já.
      Neusa da Costa.

    50. izanete de fatima matendal disse:

      ola doutora descobri que eu tenho essa doença descrita no blog , o meu exame apresenta que eu tenho osteófitos
      pinçamento entre l5-s1 .estou bem acima do peso, quando eu deito na cama a dor nas minhas costas e mais forte. vou começar a fazer hidro ginastica e gostaria de saber se isso vai me ajudar a melhorar os meus sintomas

      desde já agradeço

    51. lisa disse:

      boa noite,fiz duas ressonancia da coluna,dorsal e cervical e as duas deu problemas,tenho mita dor do lado esquerdo ombro,braço,peito e dormencias até na cabeça do lado esquerdo isto tudo é da coluna por favor me de uma luz,não agunto mais sentir dor,tenho 34 anos sou muito nova gente,muito obrigada.

    52. gislaine paes disse:

      ola,
      eu tbm tenho esse tal bico de papagaio na l4,l5.
      deslizamento de vertebra, e artrose, tenho 41 anos,
      estou 8kg acima do peso. estava fazendo musculação e caminhava na esteira, mas meu joelho começou doe,aí parei
      gostaria de saber se posso continuar a caminhar, se posso correr pra emagrecer mais rapido,
      qdo estou com dor nem caminhar consigo

      • Eleonora disse:

        Gislaine,
        certamente uma atividade aeróbica vai te ajudar a perder peso, se você está com dor no joelho, aconselho a natação, a hidroginástica e a caminhada.
        A corrida vai ter mais impacto e você poderá prejudicar o joelho.
        E não esqueça da reeducação alimentar, só a atividade física não será suficiente!

    53. Jeronimo luis disse:

      tenho bico de papagaio posso faze musculacao tenho 45 anos

    54. Eduardo Machado disse:

      Minha mãe descobriu que tem pico de papagaio o medico receito varios remédios como calcio D3,Bonalen(alendronato sódico) e injeções de Dexalgem quando tiver crises mais fortes,mais ela continua sentindo dores leves e as vezes a perna fica esquecida ou dormente,gostaria de saber,isso e normal?? ela sempre vai sentir dores?? ela e domestica e não pode para de trabalhar será esse tipo de serviço vai prejudicar ela mais ainda??? e ultima pergunta ela pode para de andar futuramente???

      • Eleonora disse:

        Eduardo, “bico de papagaio” não aparece de “uma hora para outra”. Ela já deve ter a alguns anos e da forma que você relatou deve ser na lombar e pode está pressionando algum nervo importante e por isso essa irradiação na perna.Aconselho sessões de fisioterapia para amenizar as dores e não deixar que o quadro evolua.
        Com um tratamento adequado não será isso que influenciará na profissão ou na marcha.

    55. Daiane disse:

      Olá ,
      Fiz um raio x de tórax e apareceu assim
      Osteofitos dorsais anteriores incipientes…
      me ajude.. isso é grave?
      tenho 28 anos
      1,75
      119 quilos

    56. Daiane disse:

      Gostaria de saber se isso que descrevi acima pode ocasionar falta de ar e dor como se fosse no peito?

      • Eleonora disse:

        Daiane, esses sintomas realmente podem aparecer quando se trata de osteófitos dorsais. Aconselho a osteopatia (é uma técnica manual que restabelece a mobilidade perdida e reequilibra o sistema músculo esquelético). Em poucas sessões você terá ótimos resultados!

    57. celia maria da silva disse:

      Boa tarde Dra.fiz um raio x da coluna cervical e o diagnostico foi.
      Osteofitos em c5 e c6.Oque significa? sinto queimação e dores no pescoço,sou sedentaria mas resolvi a fazer hidroginastica me ajude será que a hidro vai aliviar minhas dores?
      Desde já agradeço abraços.Célia.

      • Eleonora disse:

        Celia, osteófitos são comuns na cervical pela posição anteriorizada da cabeça (posição na leitura, no computador…). A Hidroginástica é uma ótima atividade,mas junto com ela uma fisioterapia especializada como RPG teria resultado mais específicos no seu relato de queimação e dor!

    58. Manoel disse:

      Boa Tarde!
      Dra.fiz uma RM e o resultado,acusou que tenho Discopatia Degenerativa de C3 a C7,Osteófitos Lombares e Discopatia Degenerativa em L4/L5 e L5/S1,estou com 57 anos,sinto muitas dores e não consigo andar normalmente,pois sinto dormência nas pernas,como tambem canseira.Venho sofrendo desse problema à alguns anos e estou no beneficío(INSS)num processo Judicial,porém na última perícia que fiz,o perito,achou que estava capacitado prá o trabalho,fato que me deixou muito stressado,e creio,agravado mais o problema,pois as dores aumentaram;Conforme o advogado,que entrou com a defesa,e meu médico,eu não estou em condições,tanto pelo problema,como também pela idade;Gostaria que a Dra.me orientasse, se esse é o caminho certo?Desde já,agradeço.

      • Eleonora disse:

        Manoel, essa perícia foi feita por um fisioterapeuta?
        Existe fisioterapeutas do trabalho. Eu sei que nesses casos a perícia é feita por um médico do INSS.
        Seu advogado já pensou em levar um laudo de um fisioterapeuta do trabalho?
        Converse com ele, acredito que em muitos casos patologias da coluna são incapacitantes. Não desista dos seus direitos!

    59. MARCO ANTONIO LUCIANO DA SILVA disse:

      Ola, eu tenho osteoflito e gosto muito de praticar cerrida. É recomendavel?

    60. Cida Lima disse:

      Meu filho tem 14 anos e esta com orteofitose na porcao distal lateral externa do femur direito, nao consigo entender como aconteceu, ele e muito ativo e dos sete aos 12 anos fazia ju jitsu, anda muito de bicicleta joga bola enfim e ativo e nao e obesso, tem 1.70 e pesa 65 kg., gostaria de saber pq. aconteceu isso com ele, se possivel e se e caso cirurgico estou esperando uma vaga no SUS e pelo que eu saiba vai demorar sera que ele pode esperar? Agradeco desde ja sua resposta

      • Eleonora disse:

        Cida, nem sempre é cirurgico. O ideal seria algumas sessões de fisioterapia.
        Isso pode ter acontecido por vários motivos: Uma má formação, problemas posturais, quedas…
        A urgência no tratamento depende da dor, mas não deixe de procurar um médico e um tratamento fisioterápico. Por ele ser novo o prognóstico é o melhor possível.

    61. Eduardo Costa disse:

      Boa noite!
      Dra. fiz uma ressonânsia e descobri que tenho bico de papagaio. Tenho 36 anos e fiz Jiu-Jitsu e surf praticamente minha vida toda, mas estou parado a uns 2 anos. Quando estava pensando em voltar as minhas antigas atividades físicas descubro que tenho esse problema. Dra. estou muito preocupado! Será que poderei voltar a fazer o Jiu-Jitsu e surfar como antigamente?
      Muito obrigado pela atenção.

      • Eleonora disse:

        Eduardo, certamente você voltará a suas atividades. Nesse momento procure um fisioterapeuta, faça algumas sessões, comece um fortalecimento com menos impacto para depois passar para o surf e jiu jitsu! Vá com calma, mas não desanime!

    62. Carla Manhães disse:

      Bom dia Eleonora. sou dentista e ultimamente tenho trabalhado muito e além de tudo viajo periodicamente, dirigindo meu carro, 3 vezes por semana, em estradas complicadAS…em resumo…há 4 meses atrás fiz raios-x de cervical, pra verificar se estava com labirintite ou problema na cervical, foi diagnosticado labirintite (vida super estressante) no raios-x cervical deu q tenho osteófitos em c5 e c6. Ontem, dia 13 junho tive uma crise, muitaaaa dor na coluna de modo que meu lado direito todo (cabeça, pescoço, braço, perna e pé) doeram demais. o que devo fazer? essa dor é devido a cervical? tenho vida sedentária (nao faço nenhum exercicio) trabalho muito, muitos stress e muita ansiedade, tem algum conselho pra me dar?

    63. Acassia disse:

      Tenho muitas dores no corpo fiz um RX detectou osteófitos na c2 e c3 como gosto de dança comecei a fazer zumba, step e alongamento mas nestes primeiros dias estou tendo mais dores nas costas e de cabeça será que não vou conseguir continuar com a dança?

    64. Eleonora disse:

      Carla, diminua seu ritmo!
      Sua profissão exige contração isométrica por longo tempo, fora a direção. Mesmo com uma fisioterapia especializada não tem como ter um bom resultado se a sua rotina não mudar!

    65. Eleonora disse:

      Acassia,continue suas atividades. Inicialmente essas dores são comuns! Procure sempre olhar para frente e não para os pés, a posição da cabeça é importante para não ter dores!

    66. thiago disse:

      Nao sei mais o que fazer !!
      Nunca tive problemas com dores na coluna e nuca, começei a trabalhar em uma empresa na parte de produçao e com o tempo comçei a ter dores, e msm assim trabalhava com dor .
      Hoje ja faiz mais d 2 anos q n trabalho com isso e ate hj sinto mto dor na nuca e nas costas todos os dias e toda hora, ja fiz exames e medicos falam q estou bem ta td normal, acho mto estranho como pode n ter nda !! n sei o q fazer mais, n aguento mais fica 24horas com dor, o q deve fazer me ajuda ?

      • Eleonora disse:

        Thiago, se seus exames não mostram nenhum problema, o que você deve fazer é só uma atividade física com alongamentos enfatizando a postura correta. Aconselho o Pilates!

    67. Breno disse:

      Ola recentemente fiz um raio-x e foi constatado que tenho desvio lateral de rótulas e osteofitose L e L oqué seriam estes problemas?

      grato pela atenção.

      • Eleonora disse:

        Breno, pelo que você me descreve não posso te ajudar muito. Mas, me parece um desvio na rótula com osteófitos localizados lateralmente. Se não te causar muito incômodo isso pode ser amenizado com fortalecimento da musculatura medial do quadríceps. Uma avaliação específica poderá te encaminhar para um tratamento adequado!

    68. Maria das Dores Navarro disse:

      Olá Eleonora tudo bem?
      Estou com desgaste na ls5 e quadril confirmado através de tumografia. Ultimamente tenho sentido muitas dores abaixo do pescoço onde inclusive se encontra elevado e dores na perna esquerda, principalmente após deitar. Quero saber se posso exercitar em esteira em casa? aguardo resposta. Obrigada.

      • Eleonora disse:

        Maria , não aconselho a esteira em casa. Acredito que em uma academia, orientada por um profissional você terá benefícios sem te trazer problemas futuros!

    69. Thais disse:

      ola Eleonora tenho 18 anos mais dedo dos meus 13 anos venho apresentando problema na coluna,por causa da ma postura,e com o tempo foi piorando,e tenho vergonha,pois não é toda roupa que combina,isso afeta ate minha auto estima,e ultimamente estou sentindo muito encomodo,dores.acho que o meu caso é o famoso bico de papagaio,e nunca fui no medico para ele avaliar pois não queria usar o aparelho.queria saber se existe algum exercicio em casa para melhorar?

      • Eleonora disse:

        Thais,
        o RPG te trará ótimos resultados! Você é nova e problemas posturais na sua idade são facilmente corrigidos. Não deixe de procurar um médico. Os aparelhos ortopédicos atualmente são pouco usados porque a fisioterapia consegue reverter ou melhorar o problema.

    70. Carlos Silva disse:

      Eleonora.
      Boa tarde..
      Fiz um raio x da coluna com laudo por sentir muitas dores lombar,que muitas ads vezes se irradiam pras coxas,também sinto na cabeça uma senssação de varis bichos andando sob o tecido capilar,no exame o resultado foi o seguinte.

      CERVICAL
      Retificação da lordose cervical.
      Corpos vertebrais de estrutura óssea normal e configuração anatômica.
      Redução do espaço discal C5 -C6

      TORACOLOMBAR
      corpos de vertebrais de estruturas óssea normal e configuração anatômica..
      espaços intervetebrais conservados.
      pedículos e articulações interapofisárias sem alterações

      LOMBOSSACRA
      Retificação da lordose lombar.
      Sinais de espondiloartrose lombar com osteófitos marginais anteriores.
      Redução do espaço discal L4 -L5.
      Favor tirar minhas dúvida e se possível me informar se devo fazer RPG ou outra forma de amenizar me sofrimento.

      Desde já agradeço.

      • Eleonora disse:

        Carlos, a osteopatia é um tipo de manipulação vertebral que trabalha com o paciente numa visão holística. Pelo que vi você tem retificações de algumas curvaturas da coluna. Procure um osteopata que você terá resultados em curto tempo!

    71. nay disse:

      A MINHA MAE ESTAR COM BICO DE PAPAGAIO GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE EXERCICIO ELA PODE FAZER PILATES NA NOSSA CIDADE NAO TEM SO ACADEMIA.

      • Eleonora disse:

        É preciso saber se ela sente dores, se tem osteoporose e aonde estão localizados esses osteófitos. Procure um médico antes de iniciar qualquer exercício!

    72. bel disse:

      eu tenho o famoso bico de papagaio um pouco abaixo do pescoço e esta mais alto que os outro lugares acho muito feio, e doi muito , tem como diminuir esse osso exposto?

      • Eleonora disse:

        Bel, normalmente não é visível! Isso pode ser alguma alteração muscular que pode ser melhorado com alongamentos, RPG, fisioterapia..

    73. Marlene disse:

      Ola tenho 2 bico de papagaio na culuna e sinto muita dores embaixo das costela do lado esquerdo na parte da frente tenho sobre peso tmb será q ue essa dor pode ser devido ao bico de papagaio?

      • Eleonora disse:

        Marlene, toda alteração leva a uma posição de adaptação. Se você tem osteófitos pode ser por vários motivos, a musculatura se adapta e pode levar a dores em outros locais. O sobrepeso sempre agrava. Aconselho a uma avaliação com um ortopedista e uma nutricionista!

    74. ronaldo disse:

      Fiz um exame para admissão e deu osteófilos na L1, L2 e L3, é para exercer a atividade de tecnico de enfermagem , será que esse resultado pode atrapalhar minha admissão?

    75. ronaldo disse:

      fix um exame e deu osteofilo em L1,L2 eL3, gostaria de saber se esse resultado pode interferir na minha admissão para tecnico de enfermagem

    76. ADRIANA disse:

      Olá, desde abril venho tratando um problema na coluna, após um RX ortostático, foi constatado uma redução entre as vértebras L4 e L5.Tive uma crise horrível na perna esquerda, uma intensa dor que me levou a ficar na cadeira de rodas, não conseguia ficar de pé, em seguida ficou dormente a região da coxa.Minha ortopedista fez toda a parte de medicação, injeções de movotec e dexacetaneurim, comprimidos de paratram e xefo, fisoterapias.Hoje já não sinto dores intensas, porém muito desconforto nas pernas, panturrilha e lombar.Inclusive parece que o joelho tbém está lesionado, parece que irradia as dores para outras partes do corpo, já estou ficando impaciente, pois toda manhã tenho a esperança de acordar bem, mas sinto dores.Tenho 42 anos, 1.63 e 63 kg.O que posso fazer, por favor me ajude!!!
      Obrigada

      • Eleonora disse:

        Adriana, você já procurou a osteopatia? É um tratamento fisioterápico que vai melhorar muito sua qualidade de vida. Todas essas dores são dores irradiadas e você relatou exatamente o caminho da raiz nervosa de L4, L5. Em poucas sessões você terá resultados1

    77. MARIA DO ROSÁRIO QUEIROZ disse:

      Tenho 60 anos, muitos osteófitos, e sofro de polineuropatia periférica ( doença degenerativa dos membros superiores e inferiores) que causa entre outros, perda de força, desequilibrio,… gostaria de saber qual o exercício mais apropriado para o meu caso.

    78. Eleonora disse:

      Maria, acredito que o Pilates vai ser ótimo! Vai trabalhar equilíbrio e força de forma cautelosa e prazerosa!

    79. Nilda Marques disse:

      Ano passado o médico detectou através de uma radiografia ele indicou remédios e fisioterapia. Quando a dor cessou resolvi praticar pilates e estou bem até hoje. De vez em quando retorna o incomodo e minha professora Sandra faz alongamento na área dolorida o que faz melhorar imediatamente.

    80. Iara disse:

      fiz um exame de RX e constatou que na Coluna Cervical tenho osteofitos marginais a partir de C4.
      e na Coluna Lombar tenho Osteofitos marginais em alguns corpos vertebrais. O medico receitou condorflex para tomar o resto da vida. gostaria de saber qual a sua opinião sobre este remédio, afinal não é tão barato.
      e segundo este RX gostaria de saber quantos pico de papagaio tenho.
      Obrigado.

      • Eleonora disse:

        Iara, foram detectados vários osteófitos, não sei te precisar quantos. Essa medicação é indicado para artrose. Concordo com o seu médico no uso contínuo e acho que uma atividade física bem feita também te ajudadaria.

    81. roberval disse:

      minha mãe esta com Osteófitos é ela sente muita dores na lomba vc pode nus ajudar

    82. Edmundo disse:

      Fiz um RX e foi detectado osteofitos marginais de L 1 a 15, sinto dores constantemente na coluna lombar e também foi detectado na coluna cervical osteofitos marginais nos corpos vertebrais. As dores por enquanto incomodam mas são suportáveis. O médico recomendou que eu faça RPG, mas ainda não fiz nenhuma sessão. Gostaria de saber se posso continuar minhas atividades físicas, pois gosto de caminhar, as vezes corro um pouco e estou interessado em fazer academia (musculação), as vezes também jogo uma bolilnha com meus filhos. Estas atividades prejudicarão ainda mais o meu quadro ou irá me ajudar ? Gostaria de eliminar ou pelo menos diminuir as minhas dores, mas tenho medo de isto se agravar… Tenho 52 anos, peso 79 kg e tenho 1,80 m de altura.

      • Eleonora disse:

        Edmundo, inicialmente é recomendado o RPG sem nenhuma outra atividade. Até para ter certeza que está tendo resultado, mas em breve você poderá voltar as suas atividades.

    83. Joao Neto disse:

      Fiz um raio x osteofitose L4 e minima reduçaode disco L5-S1 tenho dores peito esquerdo e braço, tambem nas costas e braço direito as vezes nas pernas e umpouco de falta de ar quando doi. os sintomas sao esses? o que devo fazer ?

      • Eleonora disse:

        João, é muito comum que a dor não esteja na região da causa real do problema. Imagina uma engrenagem funcionando de forma lenta ou errada, outras engrenagens estarão trabalhando a mais, sobrecarregadas. Assim também funciona o nosso corpo, são as compensações.
        Procure um osteopata, ele saberá equilibrar a mecânica corporal e essas compensações.

    84. Sandra disse:

      Bom dia,

      Fiz ressonância magnética e descobri que tenho na cervical dois osteofitos, uma hérnia de disco e hipertrofia das articulações, tudo isso está entre C4-C5 e C6 além da desidratação discal da T2.Pude ler em outras mensagem que isso é bastante comum e que todos podemos ter uma vida normal, mas pra mim isso parece estar muito mas muito distante, as dores são quase incapacitantes, sinto queimação, minhas maõs pensam muito, arroxeiam,sinto os nervos nos braços saltarem, sinto caimbrãs, falta de força, existem dias que escovo os dentes,penteo cabelo com muita dificuldade, escrever e digitar só no trabalho e mesmo assim a base de lioresal e Dorilax e muito salonpas, tanto que minhas costas estão queimadas e manchas de tanto que uso, só consigo trabalhar assim e mesmo assim meu comportamento tem mudado bastante, não tenho pique para fazer mais nada, ando extremamente irrita, meus amigos, nem tenho mais, só choro de tanta dor…. na faculdade só gravo as aulas e pago pessoas para fazerem trabalhos academicos a minha vida esta horrivel,…..venho vivendo a pulso.E por tudo isso gostaria de saber se dependendo do local para onde surge esses osteofitos, hernia de disco as dores podem ser maiores ou menores, por que a minha dor é insuportavel, foge da dor comum, isso é normal???? O ortopedista, especialista de coluna, disse que não tem cura, que devemos deixar piorar, para fazermos uma cirurgia, o que me deixou muito triste, só choro……..me oriente por favor, por que os médicos não dizem nada, alias ele fechou o meu diagnostico como cervicobraquialgia, o que depois descobri que ele fechou o meu diagonstico com um sintoma, quem me explicou o que tenho foi uma masssoterapeuta.Dia 18/09 começo fisioterapia, mas não estou nada confiante, o que desespera mais ainda…………

      Obrigada
      Sandra

    85. Eleonora disse:

      Sandra, a cirurgia realmente é o último recurso.
      Você conhece a Osteopatia? O Fisioterapeuta trabalha com recursos terapêuticos manuais e técnicas próprias para restabelecer a função, diminuir as compensações e melhorar a mecânica articular. Tenho certeza que você terá ótimos resultados!!!!!

    86. Sandra disse:

      Eleonora,

      Obrigada pelo seu retorno; a respeito da osteopatia já ouvi falar……mas de tanto pesquisar resolvi fazer pilates e terapia cranio sacral com profissionais de educação fisica, inicio amanha dia 18/09, além da fisioterapia, elas me dizeram que terei um ótima melhora, depois pretendo fazer natação…….. pelo jeito vida sedentária nunca mais………….mas tira uma dúvida – exite uma maneira de descobrir o que causou essa hérnia e a partir disso corrigir a causa do problema e ela sumir??? Te pergunto isso por que li em um site de osteopatia/fisioterapia do Drº Frederico Meirelles, http://fredericomeirelles.com.br, que dependendo das alterações estruturais que a vertebra sofreu é possivel que a vertebra lesionada volte a sua condição normal, isso é verdade?????

      Aguardo o seu retorno.
      E muito obrigada,

      Sandra

      • Eleonora disse:

        Sandra, realmente é possível.Por isso indiquei a osteopatia.
        Não desmerecendo o educador físico (eu também tenho a formação), acho que um fisioterapeuta te ajudaria mais!

        Mas, o caminho é esse… Não desista!

    87. Ricardo Silva disse:

      Na primeira tumografia que fiz o diagnostico foi protução de hérnia, foi feito em Janeiro de 2012.
      Fazendo outra tumografia agora em agosto do corrente ano, o resultado foi osteófitos marginas (bico de papagaio), Sinto dores intenças muito fortes ,deixando a perna esquerda dormente, e se estou sentado ao me levantar sinto profunda dor fina e chego a cair não aguetando a mesma.Eu trabalhava como motorista de caminhão em loja de eletros e ajudando tanbém no descarrego, agora faz 08 meses de inss. O que fazer pra para que eu não venha sofrer tanao???

    88. Ricardo Silva disse:

      Já fiz fisioterapia e não quero fazer cirurgia, pois existe relato de ficar paralítico.Me retorne pelo amor de DEUS. Agradeço a compreemção…

      • Eleonora disse:

        Ricardo, a fisioterapia é essencial… Faça RPG e por um longo tempo. Não pense que com 10 sessões seu problema será resolvido. Faça até o fisioterapeuta te “liberar” para uma atividade física e não pare mais…
        Agora se a indicação for cirurgia, não pense o pior. Atualmente são menos invasivas e com baixo risco.
        O que você não pode é ficar parado, só tomando medicamentos.
        Boa sorte!

    89. Maria Luiza de Almeida Caldeira Santos disse:

      Boa noite. Fiz uma tomografia da coluna lombo-sacra e acusou o seguinte; Estudo tomografico compativel com estenose segmentar leve do canal vertebral em l4-l5 com conseguente compressão do saco dural e possivel conflito com filamentos intra-durais de l5. Devido ao componente foraminal da protusão discal relacionada, questiona-se conflito com as raises l4 emergentes.
      Alterações espondilódicas discretas pormenorizadas do laudo descritivo. Isso foi em 2006. De lá para cá venho sentido dores e tomando injeções. Só que agora essas dores diminuiram, só não consigo varrer, mas apareceu um osso alto no meu pescoço e muita dor, então fiz outra tomografia da coluna cervical. Achados tomograficos: Alterações degenerativas difusas nas coluna cervical destacando-se protusão discal posterior central em 64-c5 e c5-c6 e importante protusão disco-osteofitária centro-lateral esquerda em c6-c7. Sinto muita dor, dormencia no pescoço, na cabeça, rosto, ombro. E agora as dores estão irradiando para as costas. Estou fazendo pilates e hidro ginatica, mas as dores continuam. Agora pergunto, será porque saio do pilates e começo a hidro imediatamente? será que eu estou com uma carga pesada de exercicios musculares seguidos? Posso andar de bicicleta? Aguardo resposta e desde já agradeço.

      • Eleonora disse:

        Maria Luiza, acho que você pode diminuir a atividade física optando pela Hidro ou o Pilates e acrescentar uma vez por semana o RPG que é um tratamento fisioterapêutico postural. Você precisa “cuidar” da sua postura!

    90. Jandira maria disse:

      tenho osteófitos marginal, a nataçao e a caminhda é recomentevel ???

    91. Martinho de Freitas disse:

      Eleonora, tenho osteófitos desde 2009, pelo menos foi quando fiz o primeiro exame,do qual foi diagnósticado, e cada vez doi mais, eu queria saber se essa dor pode se irradiar, por exemplo: para o abdome ou até mesmo os tésticulos, pois sinto dores nessas duas regiões,justamente no lado em que eu tenho osteófitos, já me consultei com o proctologista e urologistas respectivamente, inclusive com diversos exames e não foi diagnósticado nada de anormal, me levando a crer que pode ser em decorrência desse famoso bico de papagaio, que doe cada vez mais. Desde já agradeço e espero conseguir um resposta. OBG.

      • Eleonora disse:

        Martinho, segundo a osteopatia, a “estrutura comanda a função”. Então qualquer problema estrutural, coluna por exemplo, pode afetar, irradiar para outro lugar.
        Acredito que possa realmente está relacionado.
        Procure um osteopata!

    92. doutora tenho discopatia l4 l5 e l5 s1,nao estou fazendo tratamento estou sentindo muitas dores na costa que esta passando para o outro lado, trabalho no aeroporto a + de 10 anos fazendo carregamento e descarregamento de avioes,tanto cargas e bagagens

      • Eleonora disse:

        Thiago, infelizmente você sabe o que causa o seu problema…
        Você trabalha com peso e provavelmente em posturas ruins. Mas, você não vai deixar de trabalhar, então aconselho a procurar o RPG.

    93. FERNANDO PINTO ZAPATA disse:

      OLÁ, BOA NOITE ELEONORA, ESPERO QUE VOCÊ POSSA ME AJUDAR E INDICAR ALGUM TIPO DE TRATAMENTO, FIZ UMA LAMINECTOMIA DE L4 E L5 EM ABRIL DE 2007, PORÉM DEPOIS DE ALGUNS MESES VOLTEI A SENTIR AS MESMAS DORES MESMO FAZENDO FISIOTERAPIA HIDROTERAPIA E NATAÇÃO, NAO TEVE JEITO VOLTEI A FAZER NOVA CIRURGIA SO QUE DESTA VEZ FOI UMA ARTRODESE LOMBAR EM L4/ A S1 PORÉM AS DORES CONTINUAM TANTO QUE AS VESES TENHO QUE FAZER ALONGAMENTOS PARA PODER DORMIR MAIS OS REMÉDIOS.
      OS MÉDICOS DIZEM QUE EU TENHO UMA SÍNDROME PÓS LAMINECTOMIA E ME INDICARÃO UMA NOVA CIRURGIA PARA COLOCAR UM NEUROESTIMULADOR, PORQUE EM CIMA DA ARTRODESE APARECEU OSTEOFITOS MARGINAIS ICIPIENTES.
      QUERIA SABER QUE TIPO DE TRATAMENTO VOCÊ ME INDICARIA ANTES DA CIRURGIA, DESDE JÁ AGRADEÇO, TENHA UMA BOA NOITE.

    94. Geni disse:

      OLa Eleonora
      Teho 38 anos 1,64 de altura e peso 43kg;por sentir muita dor ombro;consultei um ortopedista que pediu que eu fizesse uma ressonancia,o resultado foi osteófitos C4 e C5 C6 e C7;sinto muitas dores gosatria de saber se acumpuntura ajudaria;pois no momento sinceramente com tanta dor nem consigo pensar em exxercicios fisicos;tambem gostaria de saber se o cigarro é um fator relevante.
      desde ja agradeço.

      • Eleonora disse:

        Geni, a acupuntura é um ótimo tratamento. O cigarro nunca é bem vindo para a saúde, mas não foi ele que te causou os osteófitos. Pelo que você relata, é magra e pela altura sua postura não deve ser das melhores. Comece com a acupuntura e passe para o RPG.
        Você terá ótimos resultados!

    95. Isabela disse:

      Ola Eleonora!!1
      sinto dor nas costas a um bom tempo, fiz o raio x e foi constatado osteofitos marginais e cifose. Como devo fazer para evitar as dores? posso fazer musculacao,? Quais exercicios para alivio das dores? me ajude por favor.. muitoo obrigada.!! parabens pelo blog!!

    96. Joao Neto disse:

      Eleonira agradeço pelos conselhos foi munito util e melhorei bastante! quero saber se sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina vai melhorar no caso osteotofitos.

      • Eleonora disse:

        João, a condroitina e a glucosamina estão sendo bastante receitados. São substâncias que atuam na estrutura das cartilagens, mas ainda há controvérsias sobre esse assunto.Converse com seu médico!

    97. everardo teixeira ervilha disse:

      Eleonora bom dia!
      a 6 meses sofri um acidente com prensamento de uma peça metálica em minha mão direita. Bati uma ressonancia acusou 5 problemas, desde inflamações a tendinoplatia. Bati um rx no inicio no laudo não acusou nada, mas o ortopedista viu pelo rx que houve uma pequena fratura. Fui recomendado a fazer fisioterapia, fiz mais de 40 sessões. Hpive uma pequena melhora, porém não consigo fechar a mão completamente, sinto dores nas pontas dos dedos, o ortopedista me encaminhou para outro especialista em mãos. Este me recomendou uma ultra e um rx a ultra acusou a tendinoplatia e o rx osteófitos eu consigo recuperar totalmente o abrir e fechar da mão?
      Obrigado

      • Eleonora disse:

        Everardo, 40 sessões de fisioterapia é muito pouco! Tenho certeza que você recuperá os movimentos por completo, mas a fisioterapia fará parte da sua vida por um longo tempo. Tenha paciência e não abandone o tratamento!

    98. Sandra disse:

      Boa tarde Eleonora,

      Quero tirar uma dúvida com você.
      Em relação a minha protusão discal, continuo com a fisioterapia e com pilates mas as dores sendo elas intensas ou mais amenas não dão tréguas.Gostaria de saber por que todos os remédios que tomo via oral nenhum faz efeito e olha que já tomei vários; somente injeção de voltarem e muito emplasto – Salompas funcionam; é incrivel, por que isso acontece? pois os remédios são fortes e controlados, isso indica alguma coisa?
      Me desculpa, sei que vc não é médica, mas penso que vc possa ter tido experiencias desse tipo com seus pacientes.

      Obrigada
      Sandra

      • Eleonora disse:

        Sandra, os remédios são fortes e melhoram imediatamente ou por um período. Mas você tem que procurar a causa dessa protusão: uma vértebra rodada, um grupo de vértebras hipomóvel… Eu aconselho a osteopatia!

    99. Rosimeire de Freitas disse:

      Boa tarde, por gentileza, gostaria de tirar uma dúvida.
      Fiz um RX dos Joelhos e constatou osteófitos no polo superior das patelas Tb possuo esporão na face plantar do calcâneo e ossificação adjacente ao cubóide. Sinto dores e tenho medo q isso no futuro possa me impedir de caminhar normalmente. O q posso fazer? Obrigada desde já pela atenção.

    100. Eleonora disse:

      Rosimeire, aconselho a fisioterapia e exercícios de fortalecimento para o quadíceps, panturrilha e toda a musculatura que envolve joelho.Uma palmilha no calçado também irá te ajudar.

    101. luci malinverni disse:

      Boa tarde!
      Faz algum tempo que fui diagnosticada pelo fisiatra que tenho discopatia degenerativa da c3 a c7. Fiz fisioterapia, estou fazendo musculação e hidroginastica e agora a procura de um bom acumpunturista. Dei uma melhorada depois que fiz duas sessões de quiropraxia e depois de 3 meses a dor voltou, causando muita dor de cabeça. Estou no caminho certo? o que mais devo fazer?

      • Eleonora disse:

        Luci, acho que a acupuntura vai te ajudar.
        Acredito também na osteopatia, mas acho que você está certa. Se é degenerativo você terá que cuidar permanentemente! Não faça por um tempo e pare. Continue o tratamento mesmo sem a dor!

    102. Marlene disse:

      Preciso saber os efeitos colaterais dos medicamentos : glucosamina e condroitina, pois o medico me receitou porque tenho condromalacia patelar no joelho, e agora meses depois estou com muitas dores nos quadris, diaquinosticado com bursite , tambem em poucos meses engordei 9 quilos,; aguardo resposta, grata

      • Eleonora disse:

        Marlene os efeitos colaterais somente seu médico pode te orientar. Mas,uma atividade física, como a hidroginástica, é muito “bem vinda” principalmente para joelhos, quadril e manutenção do peso.

    103. Angela disse:

      Eu tenho 37 anos estou com um osteofitos na cervical estou fazendo academia gostaria de saber qual o exercicio especifico que devo fazer. Gostaria de saber se realmente o cloreto de magnésio PA e bom para isso?

      • Eleonora disse:

        Angela , aconselho paralelamente a academia o RPG. O que sei sobre o medicamento que você utiliza é que colabora para a formação e fortalecimento dos tecidos ósseos e cartilaginosos, mas é apenas preventivo. Continue com a atividade física e procure melhorar a sua postura diariamente!

    104. ester schmidt de jesus disse:

      fiz uma ressonancia magnética e apareceu osteofitos anteriores incipientes e sinal de sobre carga do ligamento interespinhoso L4L5 eL5 S1 me causa muita dor e meu medico disse que é apenas má postura e meu trabalho fico 8 hrs em pé na mesma posicão.Fazendo fisio vai parar com as dores aguardo a resposta obigado.

      • Eleonora disse:

        Ester, aconselho a osteopatia. A fisioterapia convencional (Tens, US e cinesio) só vai melhorar sua dor, mas não vai resolver seu problema!

    105. patricia disse:

      Bom dia! fui pesquisar sobre espondiloartrose lombar e cai aqui na sua página rs.. Então, fiz uma ressonância magnética pois estava tento muitas dores na coluna, na perna, no quadril etc, enfim, tudo dói, dai foi diagnosticado espondiloartrose lombar incipiente, osteófitos marginais, escoliose lombar a esquerda, e também uma protusão discal entre as vértebras l4-l5, estou fazendo fisioterapia, e o médico ortopedista disse que tenho que operar se eu não quiser mais sentir dor, eu não sei o que fazer, pois, eu andei pesquisando e todo mundo diz que cirurgia é o ultimo caso, que tenho que tentar tratamentos conservadores antes, meu trabalho é pesado, fico em pe o dia todo, sou promotora de vendas, pego mercadorias pesadas dentro de camara fria em supermercado, e faço tbm manipulaçao de produtos,e não to conseguindo trabalhar nem 10% do que eu conseguia, to me sentindo uma inútil, o que vc me orientaria a fazer?

      • Eleonora disse:

        Patricia, aconselho a Osteopatia. Conheço casos de hérnias com indicação de cirurgia que procuraram um osteopata e não precisaram operar!!!!

    106. Cintia Matos disse:

      Oi tenho 26 anos, e descobrir que estou com osteofito marginais incipientes em L4 e L5. Hipertrofia interapofisária em L4-L5 e L5-S1. Desidatração discal degenerativa em L4-L5. Protusão discal posterior difusa em L4-L5 com fissura do Ânulo fibroso que comprime levemente a face ventral do saco dural. Sinto muita dor oque devo fazer ? estou aguardando 6 meses por um neurocirurgião. Me ajuda por favor !

      • Eleonora disse:

        Cintia, realmente você precisa ouvir um neurocirurgião. Acho que enquanto você aguarda pode procurar um osteopata. A Osteopatia é um tratamento fisioterapêutico com uma abordagem manual, técnicas específicas que vão atuar direta e indiretamente no local da dor!

    107. Dinha disse:

      Olá !Gostaria muito que vc me ajudasse.Há mais ou menos 4 anos comecei a sentir uma dorzinha em baixo das costelas esquerda em direção ao estômago e na mesma altura nas costas .No começo não sentia todos os dias,mas com o passar do tempo a dor foi ficando intensa e hoje faz parte do meu dia a dia.Quando deito na cama de bruços ,sinto que algo em baixo das costelas me incomodae derrepente começa a doer.Fiz um Rx da coluna e deu escoliose lombar.A Drª me disse que pode ser por conta da escoliose e a costela encoste em outros orgãos provocando dores.É possivel isso?não sei mais o que fazer ,pois as dores estão ficando cada vez piores.Por favor me ajude.OBRIGADA!

    108. Edilene de jesus disse:

      Boa noite Eleonora depois de sentir tantas dores no joelho e pé fui ao ortopedista fui surpreendida com o diagnostico de bico de papagaio na coluna tambem sinto dores de cabeça frequentemente será que todas essas dores estão relacionada com esse tal de bico de papagaio? aguardo sua resposta obrigada Edilene.

      • Eleonora disse:

        Edilene, o corpo é como um “telhado”. Se uma telha está fora do lugar desarruma toda estrutura!
        Então, tudo pode está relacionado com esse problema inicial.Procure um atividade física de baixo impacto e melhorar sua postura!

    109. sandra disse:

      a alguns anos soube que tinha um pinçamento do disco invertebral l5-s1 ( discartrose ) venho levando fazendo hidro mas não sempre, mas agora tenho muitas dores no joelho esquerdo e um rx mostrou osteófito marginal na patela ,O que vem ser isso e como acabar com essas dores? Tomo tandrilax quando a dor aperta,
      agradecida

      • Eleonora disse:

        Sandra, manter o peso e fazer atividade física regular é primordial. Mesmo assim, técnicas específicas fisioterapêuticas são importantes para a postura: RPG, Pilates. Escolha uma dessas e faça uma avaliação com o Fisioterapeuta.

    110. ederson disse:

      Tenho 33 anos e tenho bico de papagaio na lombar,sempre fiz musculação,parei de treinar faz 6 meses.Gostaria de saber se msm com esse problema posso fazer musculação,pois depois que parei de treinar minhas dores pioraram.

      • Eleonora disse:

        Ederson, depende do peso que você pretende usar na musculação. Particularmente, gosto muito dessa atividade mas vejo pessoas abusando na academia. Mas, se for bem orientada acho que você pode fazer e só te trará benefícios!

    111. maria isabel disse:

      Gostei imensamente das preguntas e orientações médica, pois tenho osteofitos nas patelas, faço Pilates 2 vezes por semana e duas vezs natação, estou levando daqui a dois dias o resultado do RX, existe remédio fitoterápica que ajude? Isabel

      • Eleonora disse:

        Maria Isabel, acredito que em muitos casos a atividade física e o cuidado com o corpo, com a postura está acima de qualquer tipo de medicação. Não sou contra remédios e cirurgias, mas a prevenção é muito mais saudável!

    112. Bruno gabriel disse:

      Eleonora

      Voltei a fazer atividades fisicas depois de 1 ano parado, apenas estudando, sempre fiz academia e corrida, cheguei a ficar muito forte, ai nesta volta minhas costas doia muito, fui a um ortopedista ele tirou um raio x, e me disse que era dor muscular pois o esforço foi grande apos um longo periodo parado, e eu estava na duvida se era um bico de papagaio, ou o desgaste em uma hernia algo assim, ai no raio x constatou uma escoliose menor que 5, o medico disse que e devido a dor intensa que eu senti e me colocou para fazer 10 sessoes de fisioterapia, a minha duvida é a seguinte, e bem pequeno mesmo a anomalia, se ela causa dor? se tem cura, se eu posso continuar a fazer exercicios fisicos musculação, corrida, pois eu tenho um porte fisico bem grande e forte?

      • Eleonora disse:

        Bruno, sua dor deve ter sido causada pela escoliose, mas também acredito que a atividade deve ter sido muito intensa para quem estava parado. Faça a fisioterapia e recomece sua atividade com mais moderação!

    113. Alessandra disse:

      Bom dia.
      Tenho 39 anos e estou acima do peso, tenho bico de papagaio e escoliose, gostaria de saber se posso fazer musculação?
      Obrigada.

    114. Marilne disse:

      Prestei concurso publico para Auxiliar de sala e fui considerada inapto por ter “bico de papagaio” entrei na justiça e agora vou ser examinada pelo perito indicado pelo justiça. Será que tenho alguma chance como devo proceder. Minha pericia será 24/01/2003.

    115. Sidney Pereira Gomes disse:

      Boa noite Eleonora, tenho Osteófito marginais em alguns corpos vertebrais e pratico Academia fazendo exercícios para peito e costas,bícipis e trícipis, isso pode acarretar algum problema? O quê a senhora pensa a respeito?

    116. Welington disse:

      Dra. Eleonora,Bom dia !
      Ontem estive no ortopedista com dores lombares,devido a um esforço que fiz carregando algumas caixas. Abaixei o senti uma dor forte na lombar. No raio-x foi constatado que tenho um bico de papagaio leve, e para minha surpresa uma coluna de criança. Trabalhei durante 20 anos sentado, será que essa foi a causa ? Pois sempre pratiquei atividade física, corrida, caminhada, musculação e artes marciais(MMA). Realmente fiquei surpreso com o diagnóstico. Vou precisar mudar de atividade física (MMA,CORRÍDA,CAMINHADA)? ou posso continuar nas mesmas ? Me ajuda nessa questão por favor ?

      • Eleonora disse:

        Welington, não sei o que significa “coluna de criança”. Mas, acredito que você possa continuar com suas atividades. Faça paralelamente um RPG para melhorar sua postura!

    117. oi eleonora fiz um rx ir deu uma escoliose ir um esteofitos não sei o que fazer mer ajude

    118. viviane disse:

      DR ELEONORA TENHO PROTUSÂO DISCAL l3-l4 . COMO AS PESSOAS FALAM QUE FISIOTERAPIA NÂO CURA SÒ È PALEATIVO . SÒ TIRA OS SINTOMAS O CHATO VC JÀ COMEÇA SEM VONTADE . ME EXPLIQUE ISSO A PROTUSÂO PODE REGREDIR COM FISIO TRADICIONAL MESMO ME PASSARAM 10 SESSÔES SIMPLES . OBRIGADO

    119. João Luiz disse:

      Olá Tenho 27 anos fui diagnosticado com artose sacroilica,cisto no cabeça do femur,nodulos de schmorl,bico de papagaio,tuberculose ossea e artrite anquilosante estou muito debilitado vivo a maioria do tempo deitado, não consigo andar sem moletas e estou sem nenhum recurso para me tratar oque devo fazer :(

    120. Flavio pqd disse:

      osteófitos marginais na patela, côndilos e platôs tibiais, associado à redução dos espaços e afilamento das cartilagens articulares no compartimento lateral. É o que deu minha ressonância magnética, será que você pode me ajudar a entender este diagnóstico? Deste já meu muito obrigado.

      • Eleonora disse:

        Flavio, não sei se fortalecimento do quadríceps seria suficiente para seu joelho. Você deve ter dor pelo seu diagnóstico de osteófitos e redução de espaço lateral. Procure seu médico!

    121. Joao Neto disse:

      FIX RAIO X FOI CONSTATADO BICO DE PAPAGAIO E REDUÇAO DE ESPÇO DISCAL, TENHO SENTIDO DORES NAS COSTA E LOMBAR AS VEZES PESCOÇO NO BRAÇO E MAO LATEJANDO OS SINOMAS SAO ESSES?
      que exercicio devo fazer e abdominais sao recomedados.

      • Eleonora disse:

        João, você não me disse aonde é a seu problema na coluna, mas mesmo sendo na lombar, desencadeia adaptações. Se seu problema inicial é na lombar baixa (por exemplo L5), sua torácica se adapta e pode levar a dores secundárias. Aconselho uma avaliação com um fisioterapeuta e a não fazer nenhum exercício sem uma orientação.

    122. Mirna Barbosa disse:

      Boa noite.
      Tenho dores no joelho não consigo fazer movimentos,como dobrar o joelho, enjoelhar, não estou conseguindo fazer caminhada,fiz rx e o resultado foi osteófito incipiente na patela,por favor me explique o que é isso e qual o melhor tratamento. Desde já agradeço a atenção.

      • Eleonora disse:

        Mirna, o mesmo “bico de papagaio” da coluna, pode aparecer em qualquer articulação. Provavelmente por algum desgaste. Fortalecer é uma prevenção, se o problema já está instalado precisa-se saber se é cirúrgico ou não.

    123. Marcos disse:

      Olá gostaria de saber se quem tem espondilartrose pode fazer jiu jitsu?

    124. Veralucia Ferreira Silva disse:

      Sou praticante de musculação, minha meta é ganhar massa muscular, minha dúvida é, o peso prejudica os meus joelhos? pois tenho osteófitos nas 02 patelas do joelho. Meus joelhos só doem de vez em quando, mas o barulho ou o ranger dele me incomoda muito. Fico com medo de perder de vez a castilagem do joelho por causa dos pesos.

      • Eleonora disse:

        Vera, fortalecer o quadríceps é essencial para os joelhos, mas agachamentos mais de 90 graus são muito prejudiciais.Então sugiro uma conversa com o fisioterapeuta da sua academia!

    125. ROSANA BISPO disse:

      BOA TARDE DRº ELEONORA, TENHO OSTEATOSE ANTERIOR C5 O MEU QUANDO SUBO ESCADA OU ALGUM LUGAR C/ INCLINAÇAÕ PARECEQ TEM UMA MOLA NO MEU PESCOÇO EU OUCO O RANGER, UTIMAMENTE VENHO SENTINDO FORTAS DORES NO BRAÇO ESQUERDO,NO OMBRO NAS ARTICULAÇÃO ENTRE O BRACO E A MAMA ESQUERDA E AS VESES NO TORAX NAO CONSIGO DORMIR SEM ANTES COLACAR UM APOIO ENTRA O BRACO SEM CONTAR C/ O FORMIGAMENTO NOS DEDOS,E ESTALOS NO PESCOÇO ATE A ALÇA DO SUTIÃ INCOMODA POIS TENHO DISPLASIA OU SEJA SEIOS GRANDES? ISSO TUDO TEM ALGUMA COISA A VER CO AO OSTEOFITO.

      • Eleonora disse:

        Rosana, tem sim!
        Pode está ocorrendo compressão no plexo braquial,e o músculo peitoral está intimamente relacionado. Aconselho uma consulta com um osteopata em poucas sessões você se sentirá melhor!

    126. Ivessandra Nunes disse:

      quais os cuidados de emfermagem uma pessoa que tem osteofitose tem que ter?

    127. Ivessandra Nunes disse:

      Sou estudante de enfermagem preciso saber.

      • Eleonora disse:

        Depende muito do local: joelho, coluna. Mas a princípio nenhum cuidado diferente. O osteófito leva a dor e normalmente não incapacita. Então cuidados básicos de pacientes com artroses, hérnias ou gonartrose serão os mesmos!

    128. isaque pinto disse:

      Boa noite Dr. leonora recebi o resultado de uma tomografia com a seguinte interpreteção Osteofitos incipientes nos corpos vertebrais, especialmente de L3eL5. Artropatia interapofisária lombar moderada. Boa amplitude dos forames neurais. Abaulamento discal difuso predominio posterocentral de L3-L4 À L5-S1,Comprimindo osaco dural e raises nervosas. Tecidos moles paravertebrais sem alterações. Tradusindo O Que eu tenho afinal e qual a gravidade do meu estado obrigado por sua atenção.

      • Eleonora disse:

        Isaque, você deve ter dores irradiadas nas pernas porque está comprimindo raízes nervosas. Não sei se é uma hérnia de disco, mas há uma protusão. É preciso analisar essa imagem para o tratamento específico!

    129. kátia siqueira disse:

      katia siqueira
      Boa tarde!gostaria de saber qual é a melhor atividade física
      para quem tem Osteófitos em patelas diz o médico que é um desgaste no joelho,mas não me esclareceu se a caminhada é boa para quem tem esse problema.

      • Eleonora disse:

        Kátia, aconselho uma musculação ou Pilates para fortalecer e alongar quadríceps e ísquios. A caminhada, inicialmente, pode promover dores.

    130. Ivan Bezerra de Melo disse:

      Dra., não entendo, tenho 52 anos e sempre pratique esportes, meu IMC sempre esteve dentro e nunca passou de 25 e isto desde minha mocidade. Pratiquei natação, ciclismo, fiz muitas caminhadas e isto até os dias de hoje… para se ter uma idéia meu fisico é sempre elogiado e de uns 20 meses para cá comecei a ter dores nas colunas até se torna insuportável de não consequir durmi. Vou ao médico e descubro essa calcificação… depois de muitas leituras descubro que o único paliativo é postura… Realmente, não se pode fazer nada?

    131. Eleonora disse:

      Ivan, faça algumas sessões de RPG. Algum desequilíbrio pode está te prejudicando: uma musculatura mais forte precisando de alongamento ou uma musculatura alongada precisando fortalecer.

    132. Beth Duarte disse:

      Boa noite!
      Tenho retificação da lordose cervical e ossificação focal do ligamento da nuca. Creio que adquiridos por má postura em computador, travesseiro e talvez ainda pelo Zouk? em 3 anos. Comecei a fazer circo há 6 meses, mas estou sem praticar atividade fisica até levar meu RX no médico e ver o que poderei fazer, mas já gostaria de adiantar por aqui se nunca mais poderei dançar o Zouk ou fazer circo? Posso agravar e ter sequelas maiores?
      Desde já agradeço pela atenção!

    133. EDINEY disse:

      Olá Bom dia Dra. Eleonora estou muito preocupado há muito tempo tenho dores na coluna mas nos ultimos seis meses as dores aumentaram bastante, inclusive dores bastante na perna direita, fica durmente a perna, procurei um medico e ele me acoselhou fazer pilates e realizar um raio X, fiz o exame de raio x e deu o seguinte diagnóstico: Anteriolistese gráu I/II de L4 sobre L5, sendo observado osteófitos marginais em L4 e L5 e imagem sugestiva de espondilolise em L4, o que devo fazer pois não consigo trabalhar direito com as dores e isto vem me atrapalhando bastante minha vida principalmente no trabalho, me dê uma luz ai no fim do túnel. Abraços

    134. jr brito disse:

      boa noite ELeonora, recebir um resultado de um raio x, e nele mostra que tenho, presença de pequenos osteófitos marginais, e redução da altura das fendas discais gostaria de saber como trata-lo
      obrigado

    135. Katrina disse:

      Oi Eleonora! O bico de papagaio acarreta outras complicações em outras partes do corpo?? Como nos glúteos? Não quero “perder” a minha melhor parte.
      Obrigada!!!

    136. Ivan Júnior disse:

      Eleonora, sou motorista de caminhão, obeso mórbido e venho sentido muitas dores na nuca e dores ao mexer o pescoço, e com isso, não estou conseguindo trabalhar direito, e por esses motivos, fiz uma Ressonância Magnética da coluna cervical e me foi dado o seguinte laudo:

      Transição Cranio-cervical sem alterações.
      Retificação da lordose cervical.
      Corpos vertebrais com altura preservada, apresentando osteófitos incipientes de C5 a C7.
      Faixas de sinais alterados nos Platôs vertebrais apostos de C4-C5, C5-C6 e C6-C7, de aspecto degenerativo.
      Foco de hipersinal em T1 e T2 no corpo vertebral de C7, devendo corresponder a depósito focal de gordura e/ou hemangioma, usualmente sem significado clínico.
      Desidratação parcial dos discos intervertebrais de C2-C3, C4-C5 e C7-D1.
      Diminuta Protusão discal Póstero-mediana em C5-C6 endentando suavemente o saco dural.
      Pedículos visibilizados íntegros.
      Forames neurais de boa amplitude.
      Articulações interfacetárias e uncovertebrais sem alterações.
      Medula cervical com espessura e sinal preservados.
      Canal vertebral com amplitude dentro dos limites normais.
      ****************xxxxxxxxxx*****************

      Tenho algumas dúvidas e espero que vc possa me responder todas, desde já agradeço muito pela sua atenção…
      -Meu caso torna-se grave?
      -Tem tratamento?
      -Ou no meu caso será preciso a cirurgia?
      -Vou poder trabalhar normalmente?
      -Ou Vou ter que me encostar pelo INSS?
      -Tenho uma consulta marcada com o neurologista e quero saber se ele pode me dar o diagnóstico e se for o caso, me encaminhar para o INSS?

      Aguardo uma resposta o mais rápido possível ok Leonora?
      Abraços e boa Páscoa a vc e sua família!

    137. Luciana disse:

      Boa Noite… meu raio x acusou osteófitos no corpo c5. Tenho muitas dores na escapula e no braço direito,e tb no começo do braço abaixo das axilas. Tenho sensaçoes de dormencia. oq pode ser? Cervicobraquialgia ou hernia de disco cervical?? Abraços

    138. Drii disse:

      Oi Bom dia !!..meu pai estava a com fortes dores na coluna e levei ele no médico fizemos raio x e acusou bico d papagaio e muitos inclusive um tucano diz o médico….seria interessante ele fazer uma ressonância magnética?….ele está sem convênio e andei pesquisando o valor é bem alto!?

    139. Evandro Cardoso disse:

      bom dia,apos um acidente de trabalho apois 10 meses apareceu um cisto ganglion joelho direito e cirurgia de ligamentos,apos tirá o cisto passei a centir muita dor onde fiz uma osteotomia,hoje quase nao ando embora a minha cirugia feita por um otimo profissional estou com esclerose subcontral do platô tibial interno.Sou mecanico de manutenção industrial nao posso execer a minha função que faço a 33 anos depois de formado pelo senai,querem me colocar em um curso de reabilitação profissional eu quase nao ando é dificil apanhar uma condução.devo brigar com inss na justiça por aposentadoria invalides?

    140. Joao Neto disse:

      tenho bico de papagaio l4 e espaço reduzido l5 s1 dores braço direito e ombro queimaçao dormencia e formigamento e as vezes apos esfoço fisico como exercicio o braço um pouco tremulo tipo uma pequena vibraçao, sao esses os sintomas.

    141. Junior silva disse:

      Eleonora me chamo junior e se puder me ajude por favor!Fiz um raio x da coluna e decobrir que estou com bico de papagaio.trabalho pegando peso e tenho muito medo de ser demitido por causa disso.Sabe me dizer se eu tenho direito a um beneficio?

    142. ilma pereira disse:

      Boa tarde Dra.iz exame radiografico e descobrir q tenho varios osteófitos na lalange proximal dos pés que devo fazer? e qual a medicação correta? aguerdo resposta.obrigada.

      • Eleonora disse:

        Ilma, você fez esse Rx porque sente dor provavelmente. O que você deve fazer é procurar um fisioterapeuta, analisar sua pisada, seus desvios posturais por consequência dessa disfunção e realizar um tratamento para melhorar a função.

    143. Alexsander Fernandes disse:

      Bom dia Dra!

      Foi-me diagnosticado osteofito anterior L5 e Osteoartose acrômio clavicular direita. Estou com uma protuberância na clavícula lado direito e sinto muita dor quando o osso da clavícula toca o osso do externo ou seja ha uma aproximação do osso da clavícula com o osso externo, ocasionando muita dor em alguns tipos de movimentos com o braco. Gostaria de saber,se algumas atividades, como aulas de defesa pessoal e exercícios abdominais devem ser interrompidos uma vez que as dores tanto cervical, quanto clavicular são intensas em alguns tipos de movimento.
      Desde já agradeço a atenção. Aguardo anciosamente o seu parecer sobre o caso.

      • Eleonora disse:

        Pelo que entendi seu osteófito é em C5 e não L5. Mas, de qualquer forma acho que você deve interromper essa atividades momentaneamente. Procure um osteopata porque a articulação acromio-clavicular está com uma disfunção e pode está sobrecarregando a cervical.

    144. valério disse:

      Tenho bico de papagaio, gostaria de saber se pode causar dormencia na mãe esquerda e frio no peito ansiedade dor no abdomem e sinto uma ardendo no lado esquerdo as vezes Obs: ja fiz esteira eletro ecocardiograma do coração e não deu nada no coração.

    145. Eleonora disse:

      Valério, é preciso analisar a localização do osteófito, mas pode sim ter esses sintomas (dependendo da localização).

    146. vanderlei disse:

      Dra Eleonora fiz exames admissionais para guarda municipal,porém na aptidão fisica passei sobrando,e no laudo médico do raio x ,me acusou ostefitos marginais e espaços discais conservados .Nesse caso vc me consideraria apto ou inapto ?

    147. Beta disse:

      Olá!
      Com o problema de”bico de papagaio” cervical, posso faz\er musculação com pouca carga? E também o step? Grata

    148. Oi Eleonora
      Tenho sofrido muito com dores na região lombo-sacra principalmente durante a noite,no momento em que vou me virar na cama fico com muita dor.Perdi muito em qualidade de sono em função disso.Fiz uma radiografia digital da coluna e o resultado foi o seguinte: corpos vertebrais de altura e alinhamento posterior mantidos, com osteofitos incipientes de L3 a L5 e no segmento dorsal superior, espaços discais de amplitudes usuais, pidiculos integros, nao há evidencia de desvio escoliotico e eixos lordotico lombar e cifotico dorsal conservados. Estou aguardado resposta para amenizar minha dor.

    149. ciría souza disse:

      meu tenho problema muito serio ,como posso fazer para curar o problema no de de pé esta desgastado o medico retirou como se fosse um osso triturado bem fino. oque faço e muita dor?

    150. fabio disse:

      -ola peguei minha rm da lombar hoje e gostaria de saber certim o que quer dizer esse laudo lembrando que eu ja fiz uma cirurgia de hernia de disco critica em 2007 hoje estou quase que totalmente limitado a esforços por tempo longo caimbra mesmo ao espreguiçar e trava a perna direita caso eu nao repouse por favor me digam ai bem no modo popular o que diz esse resultado de laudo? estou bem? ou mal ? da coluna

      degeneraçao e desidrataçao do disco intervertebral de L5 S1
      -discreta protusao difusa do disco intervertebral de L4 L5 que causa impressao sobre a face anterior do saco dural neste nivel
      -protusao difusa associada a pequena herniaçao mediana do disco intervetebral de L5-s1 que causa impressao sobre a face anterior do saco dural neste nivel e oblitera parcialmente os respectivos recessos laterais
      -o cone medular e visibilizado ao nivel do interespaço de L1 L2 e possui configuraçao anatomica
      -alteraçao discogenita modic tipo 2 nas margens osseas adjacentes ao disco intervertebral de L5 s1
      -incipiente osteofito anterior no corpo vertebral de L5
      -discreta retificaçao dos corpos vertebrais toracicos inferiores e lombares
      alteraçoes pos cirurgicas ao nivel de L5 s1

      • Eleonora disse:

        Fabio,
        pelo que entendi vc tem uma hérnia de disco que está comprimindo um nervo e por isso a irradiação para a perna. Seu médico poderá te esclarecer melhor!

    151. luciene assis disse:

      boa noite Eleonora.
      no meu rx foi detectado osteofitos incipientes em bordas anteriores de t8 -t10. sinto dores constantes. o que quer dizer precisamente, e qual o melhor tratamento.
      obrigada.

    152. diva disse:

      boa tarde eleonora sou a diva peguei o resultado do meu rx com laudo hoje e no primeiro deu artrose e nesse acho q foi diferente deu discreta agudizaçao da eminencia intercotidiana medial discreta labiaçao osteofitaria retropatelar demais estrutura ossea de aspecto habitual e isso deu nos dois joelhos sinto muitas dores mesmo me ajude bjos e obg

      • Eleonora disse:

        Diva, vc precisa fortalecer as estruturas que envolvem o joelho: quadíceps, ísquios e panturrilha. Faça uma atividade física moderada, como o Pilates por exemplo.

        • diva disse:

          doutora mais tem cura pq sinto muitas dores e nao consigo ajuelhar e na musculaçao nao consigo sinto fortes dores e parece q tem um peso e ficam sempre inchados nao desincham estou tomando voltarem para aliviar mas na verdade oq eu tenho bjos

    153. gleice andré disse:

      boa noite, sou Gleice e estou sofrendo de bico de papagaio em 3 vertebras. tenho muitas dores no braço esquerdo e joelho e quadril direito. Trabalho a muitos anos com educação infantil- 2a 3 anos. pegando no colo principalmente no inicio do ano e me abaixando muitas veze. Já fiz fisioterapia. ainda tenho muitas dores e estou afastada pelo inss Já venho a dois meses com essa dor e com isso minha pressão aumenta cada vez que as dores são muito fortes. .

      • Eleonora disse:

        Gleice, você precisa cuidar do seu corpo. Você trabalha em uma posição ruim e pegando peso, então, procure reforçar sua musculatura e aprender a se posicionar melhor para continuar o seu trabalho!

    154. volmir bernardes disse:

      BOA NOITE ELEONORA.TENHO OSTEÓFITOS ESCLEROSE E ARTROSE, ISSO DEPOIS DE FAZER UMA CIRURGIA PARA RETIRAR CALCIFICAÇÃO DO TORNOZELO CAUSADO PELA GOTA. JÁ FIZ INFILTRAÇÃO E AIDA CINTO MUITA DOR TOMO TILEX E OUTROS MEDICAMENTOS. O TORNOZELO NUNCA DESINCHOU DEPOIS DA CIRURGIA. FIZ A CIRURGIA EM 2007,TENHO RETENÇÃO DE LÍQUIDOS MAS NÃO POSSO TOMAR DIURÉTICO PELO PROBLEMA DE EXCESSO DE ÁCIDO ÚRICO. AS VEZES NÃO CONSIGO CAMINHAR MEUS MÉDICOS SO ME DIZEM QUE TENHO QUE FAZER O TRATAMENTO,MAS VOU TER ISSO PRO RESTO DE MINHA VIDA NÃO TEM CURA? OBRIGADO

      • Eleonora disse:

        Volmir, sem um exame complementar é difícil ter essa resposta. Mas acho que você pode procurar recursos para melhorar sua qualidade de vida. Eu indicaria a Hidroginástica numa piscina aquecida que além de ser uma atividade de baixo impacto, a água quente ajuda a desinchar e a atividade física a regular a taxa de ácido úrico.

    155. alle disse:

      acabei de fazer um Rx da coluna cervical e acusou uma diminuição no espaçamento na c5 e c6, e não aguento de dor pois não consigo ficar de pé que começa a doer, e em meu serviço as vezes fico muito tempo de pé acompanhando o serviço e as vezes para ajudar acabo fazendo força e depois só remedio para aliviar.

    156. Glória disse:

      Meu rx da coluna lombar acusou osteófitos em corpos vertebrais. O que significa? E a simples fisioterapia ajudaria, ou melhor a RPG?

    157. marilia disse:

      tenho artrose no pescoço e hernia de disco lombar que passou para o nervo ciatico da perna direita posso fazer zumba?
      agradeço a resposta

      • Eleonora disse:

        Marilia, qualquer atividade física tem seus benefícios , mas acho interessante procurar um fisioterapeuta para uma avaliação do seu caso.

    158. katya disse:

      olá na minha ressonância indicou Osteófitos marginais anteriores nas vértebras C4 e C5 e Sinais de desidratação discal nos níveis C4-C5 e C5-C6, caracterizada por redução do sinal
      na sequência sagital T2.
      isso explica as dores fortes que tenho na região cervical? me foi prescrito o medicamento lyrica tomei por 6 meses, porem não passaram as dores, teria outro tratamento?

    159. Andréia Oliveira disse:

      Eleonora Boa Tarde!!
      Meu Nome é Andréia tenho 38anos, trabalho á 18 anos em escritório de contabilidade, portanto a, maioria do tempo sentada e, já de uns tempos pra cá, sinto muitas dores nas costas e pescoço, neste último mês, fiz um raio-x e, foi detectado 3 bicos de papagaio, 2 na servical e 1 na lombar. Essa semana fiz ressonância e daqui a 15 dias farei outro exame de eletro a pedido do ortopedista. Só daqui a 1 Mês é que levarei todos os exames para serem avaliados pois a demora na marcação das consultas é imensa devido ao meu convênio, mas ao menos estou com medicação pra aliviar a dor. Mas a minha dúvida maior é a seguinte, se puder me tirar? Eu amo dançar, e há 6 meses estou fazendo Zumba e, gostaria de saber se a zumba prejudica nesse problema de coluna que estou no momento, sendo que qdo estou dançando não sinto dor nenhuma.
      Fico no aguardo.
      Obrigada
      Andréia

    160. Eleonora disse:

      Andreia, não vejo problema na dança, mas você precisa cuidar da sua postura principalmente no trabalho. Até a ida ao médico, levante e se alongue durante o trabalho, procure ver se o computador está na altura de sua visão, se a cadeira é confortável…

    161. Laurito disse:

      Fiz um RX e o resultado foi “Formações osteofíticas anteriores sômato-marginais em L3, L4 e L5.

      O médico indicou RPG. Com relação a andar de bicicleta, tem alguma restrição.

    162. Deonicia disse:

      meu nome e Deonicia tenho 63 anos sinto dores muito fortes apomto de trava a coluna e outras partes do corpo fiquei 10 dias sem anda porque eu tenho ernea de disco lombar e artrose e bico de papagaio tenho nos pes derrame e edema na jumta deles decobri que e devido o bico de papagaio e simto fauta de ar e dor no peito semto e nao comsigo levamta nao poso pega peso e nem vare a cassa simto uma tristesa em mensa ja tomeu muitos remedios fortis ja tive depressão te que tomar remedio para dormi e triste saber que nao tem jeito ou uma cura

    Deixe uma resposta