Os Riscos do Uso de Anabolizantes

18 ago 2013 | 1 Comentario | 21.845 visitas
Os Riscos do Uso de Anabolizantes

Olá leitores (as) do EsporteX. A matéria da vez trata do uso de anabolizantes e suas consequências para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), seu uso não é aconselhado (salvo em raras ocasiões), além de ser condenado devido aos grandes riscos de dano à saúde. Segue abaixo maiores informações. Grande abraço a todos!

1) O que são anabolizantes?
Os anabolizantes (ou esteróides anabolizantes) são substâncias derivadas principalmente da testosterona, hormônio produzido pelo homem e que é responsável por muitas das características que diferem homem e mulher.

2) Qual o efeito da testosterona e do anabolizante?
A testosterona é responsável pela distribuição de pêlos corporais no homem, formação da barba, engrossamento da voz, maior densidade mineral dos ossos e, principalmente aumento da massa e força muscular e diminuição da gordura corporal. Para alcançar estes últimos efeitos é que muitos homens e mulheres tomam ou injetam anabolizantes com a “fantasia” de alcançar uma imagem corporal perfeita, prejudicando a saúde.

3) O que acontece quando se usa anabolizante?
O anabolizante utilizado sem indicação médica, pode acarretar efeitos colaterais como a elevação da pressão arterial, aumento do LDL (“mau” colesterol) e redução do HDL (“bom” colesterol), ocasionando várias alterações cardíacas como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e até infarto do miocárdio. Além disto, pode surgir acne, calvície precoce e lesões no fígado tais como o desenvolvimento de tumores ou mesmo falência hepática grave. Também há estudos recentes da ação dos anabolizantes no funcionamento da tireóide, outra glândula de fundamental importância ao nosso organismo, mas esse ainda é controverso.

4) Os anabolizantes alteram o comportamento?
Outra alteração que pode decorrer do uso de doses excessivas de anabolizantes é o comportamento agressivo, com variação de humor ao longo do dia, notando-se o surgimento de depressão na ocasião da interrupção de seu uso.

5) Existe o risco do contágio de doenças ao injetar anabolizantes?
Sim, existe ainda o risco de contágio do vírus HIV e dos vírus das hepatites B e C, caso sejam compartilhadas as agulhas com pessoas contaminadas com esses agentes.

6) Os anabolizantes afetam também as mulheres?
Sim, nas mulheres, os anabolizantes podem levar à irregularidade menstrual se expressando como atraso e falta da menstruação, aumento do tamanho do clitóris, além de ocasionar redução do volume das mamas, engrossamento da voz e surgimento de pêlos em quantidade excessiva e em áreas onde apenas homens têm pelos, como na face.

7) Quais os efeitos colaterais do uso de anabolizantes na função masculina?
Nos homens, pode levar à atrofia dos testículos com redução e produção de espermatozóides, ocasionando a infertilidade e ainda aumentar o risco de câncer de próstata em indivíduos predispostos. Outro efeito colateral comum em homens é o desenvolvimento das mamas (conhecido como ginecomastia), que ocorre porque o excesso de anabolizante é convertido no corpo em hormônio feminino (estradiol), agindo no tecido mamário incipiente, levando a um aumento volumoso e doloroso. Dependendo do tempo de seu surgimento, esse aumento das mamas pode ser irreversível e pode ser necessária a realização de cirurgia para ressecação do tecido mamário aumentado.

8) O órgão reprodutor masculino pode crescer com o uso de anabolizantes?
Pode ainda ocorrer crescimento do tamanho do pênis (até um limite geneticamente determinado), e o aumento da libido (desejo sexual), porém, muitas vezes associado a quadro de impotência sexual.

9) O uso de anabolizantes afeta o crescimento de adolescentes?
Nos jovens, o uso de anabolizantes pode acarretar o fechamento precoce das cartilagens de crescimento, ocasionando prejuízo do crescimento e à estatura mais baixa do que a prevista.

10) O uso de anabolizantes é ILEGAL?
Em função desses riscos, o uso de anabolizantes é controlado em diversos países como no Brasil, EUA, Canadá e Reino Unido, na tentativa de restringir o uso indiscriminado dessas substâncias potencialmente danosas. Mesmo sendo de uso controlado, muitos esportistas ainda fazem uso sem supervisão desse grupo de substância, pondo em risco a saúde e a vida, na tentativa de promover aumento da massa muscular e a melhora da imagem corporal.

11) Quais os efeitos dos anabolizantes falsificados ou de uso veterinário?
Outro cuidado especial que deve ser tomado é que muitas vezes, as apresentações compradas ilegalmente podem ser falsificadas, misturadas com substâncias tóxicas ou ainda de uso veterinário, o que poderia trazer riscos adicionais à saúde do usuário. Em função destes riscos, existe no Brasil uma legislação rígida impedindo o uso dos anabolizantes, sob risco de penalidades severas caso seja constatado seu uso no exame antidopping.

12) Todo tipo de anabolizante é perigoso à saúde?
As apresentações disponíveis dos anabolizantes podem ser de uso oral (comprimidos), injetável (intra-muscular) ou transdérmico (gel). Independente da apresentação, todos podem levar aos efeitos mencionados, em graus variados, dependendo da apresentação e da dose utilizada.

13) Em quais casos o médico pode receitar o uso de anabolizantes?
Esse tipo de medicamento pode ser utilizado com supervisão médica em determinadas situações, como nos casos de homens com deficiência da produção da testosterona, que é um evento mais comum na terceira idade (conhecida andropausa), mas que pode ocorrer em outras épocas da vida. Os sintomas desse tipo de situação dão cansaço excessivo, falta de disposição, diminuição dos pêlos corporais, redução da freqüência e da intensidade das ereções e da libido. Caso você apresente esses sintomas, procure um endocrinologista para uma avaliação adequada.

Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

Geraldo Geraldo Fidelis Pereira Lopes

Licenciatura Plena pela Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ - CREF nº 025701-RJ. Pós-Graduação em Ciências da Performance Humana - UFRJ. Pós-Graduação em Atividade Física Adaptada e Saúde - UGF

Publicações de

Tags:,

    Uma resposta para “Os Riscos do Uso de Anabolizantes”

    1. Pedro disse:

      Bacana esse conteudo !

    Deixe uma resposta