Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar

12 set 2011 | 41 Comentários | 25.354 visitas
Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar

A coluna é composta por vértebras que estão separadas por discos cartilaginosos, e cada disco é formado por um anel fibroso externo e uma parte interna mole (núcleo pulposo) que atua como amortecedor durante o movimento das vértebras. Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e uso repetitivo, podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso (hérnia discal) irritando ou comprimindo a raiz nervosa, podendo lesioná-la.

O problema é mais freqüente na região cervical ou lombar por serem mais sujeitas a movimentos e a sustentação de pesos, podendo ocasionar parestesias (formigamentos), falta de sensibilidade, fraqueza muscular nos membros superiores (hérnia cervical) ou inferiores (hérnia lombar).

O diagnóstico médico e o acompanhamento são imprescindíveis nesses casos. Casos cirúrgicos podem ser recomendados, mas existe tratamento eficiente na maioria das vezes.

O tratamento é longo e o paciente deve ser persistente podendo voltar às atividades prazerosas como o seu esporte preferido.

Na fase inicial, como citado anteriormente, o diagnóstico médico se faz necessário. Na fase aguda recomenda-se repouso, analgesia e antiinflamatório específico. Posteriormente, a fisioterapia, o RPG e a acupuntura exercem um papel importantíssimo. Nessa fase do tratamento a combinação de técnicas visa restabelecer o alinhamento estático e dinâmico da coluna e o recrutamento das musculaturas estabilizadoras.

É importante a ajuda do paciente nessa fase, pois o ganho de peso pode prejudicar todo o tratamento. Restabelecendo o alinhamento, os sintomas, como exemplo a dormência, vão diminuindo. Após essa fase, o fortalecimento do abdômen é de suma importância e um ótimo aliado é o Pilates. Não se esqueça: “Abdômen forte, coluna no lugar”.

As técnicas de respiração, alinhamento e controle, e ainda, o conhecimento do próprio corpo que o método Pilates proporciona, são um grande passo para voltar à rotina.

No caso da corrida, com um tênis adequado e o acompanhamento de um profissional na área de educação física, você estará apto para voltar a correr, mesmo sendo um esporte de impacto. É preciso recomeçar de forma suave, com cuidados que seu professor saberá orientá-lo. Lembre-se sempre que sua coluna foi afetada, então um tratamento preventivo pode e deve ser feito por toda vida. Alternar seus treinos de corrida, com Pilates é uma ótima combinação.

Faça do seu médico, do fisioterapeuta e do professor de educação física seus eternos aliados para uma vida saudável!

Eleonora Eleonora Ferreira Paes Enes

Licenciatura em Educação Física pela UFRJ – CREF nº 000266 G/RJ. Graduação em Fisioterapia pela FRASCE – CREFITO 2 nº 045999-F. Formação em RPG/RPM e Pilates. Sócia-Diretora do Studio Corpore Pilates

Publicações de

Tags:, , ,

    41 respostas para “Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar”

    1. JOSE ALVES DA COSTA disse:

      - Bom Dia, Drª!
      Queria deixar aqui o meu agradecimento, e lhe dizer que todo o assunto q envolve informações sobre a região lombar e coluna fico atento, pois sou corredor amador há mais de 10 (dez) anos e sinto dores nessas área do corpo.

      - Muito obrigado e sucesso!!!!!!!!

    2. Antonio Francisco da Silva disse:

      vi o comentário do corredor J A C de agradecimentos à Dra. Eleonora F P E, com formção em RPG/RPM E PILATES, VI O COMENTÁRIO SOBRE Hérnia De Disco e como tratar achei muito interessante e instrutivo. Seria possível comentar sobre osteófitos marginais nos corpos vertebrais, sindesmófitos entre oe corpos vertebrais,Espaços discais de espessura preservada seria bom fazer pilates qual exercício físico recomendado?

    3. Eleonora Paes disse:

      Oi Antonio,
      temos uma matéria já no site que trata de osteófitos, mas já te adiantando, o Pilates é um ótimo exercício, porque além de fortalecer, alonga a musculatura e melhora a postura.
      Dê uma olhada na matéria de osteófito!
      Segue o link: http://www.esportex.com.br/portal/saude/osteofitos-o-velho-conhecido-bico-de-papagaio/

    4. Severiano disse:

      Boa Noite.

      Qual seria o tênis ideal para quem sofre de Hérnia de Disco ???

    5. Eleonora Paes disse:

      Severiano,
      o tênis depende se seu pé é pronado ou supinado, plano ou não…
      Em algumas lojas eles tem com o avaliar!

    6. vanusiasouza disse:

      a natação tb é bom para quem tem problema de hernia de disco?

      • Eleonora Paes disse:

        Vanusia,
        a natação não tem impacto, mas todo cuidado é pouco. Se a hérnia for cervical, a respiração lateral do crawl não será confortável. Se for lombar, o nado de peito também não será indicado.
        Mas, é uma ótima atividade se o seu professor souber te orientar bem!

    7. Ana disse:

      Bom dia, gostaria de uma informação a respeito de hernia de disco na cervical e a pratica da natação, pois os médicos dizem que está liberado, porém eu tenho praticado e tenho sentido muitas dores. O professor tem passado poucos exercícios, alguns nados não faço, mas mesmo assim parece não estar fazendo muito bem. Posso ou não fazer?

    8. Eleonora Paes disse:

      Ana, realmente a respiração lateral não será confortável para você.
      No peito, a respiração frontal também pode te causar um desconforto.
      Você acaba se limitando ao nado de costas, porque até as pernadas com a prancha exigirá uma rotação ou extensão do pescoço.
      Nesse caso a Hidroginástica poderá te trazer mais benefícios. Experimente!

    9. Rafael Araujo disse:

      Boa Noite Dra. Eleonora

      Gostaria muito de saber o que você acha, eu fui diagnosticado com abaulamento discal l5 s1, mas só pq desde dezembro de 2011 estou tentando recomeçar a praticar esporte, hoje tenho 29 anos e não pratico nada a mais de 10 anos. Tentei recomeçar com a corrida porque gosto muito de correr, mas comecei a sentir dores na região lombar, fui ao ortopedista e chegou nesse diagnostico. Mas entre os exames e consultas encontrei uma academia que tem treinamento funcional e comecei a fazer a 1 mês. Estou gostando e me sentindo melhor, mas o ortopedista me recomendou que fosse me consultasse com um neurologista, e ele recomendou eu tomar muito cuidado com a corrida e exercícios de carga na coluna, e no treinamento funcional meu professor é educador fisico e fisioterapeuta ele me passa muitos exercicios para a coluna e como o neurologista falo pra eu tomar cuidado estou com medo, porque ele me disse que isso pode se tornar uma hernia de disco e que isso não é difícil de aconter.
      E só mais uma coisa eu trabalho sentado o dia inteiro, e estou tentando corrigir a má postura. O treinamento funcional esta ajudando nesse ponto, mas eu ando de moto todo dia para ir ao trabalha e na academia e algumas vezes no lazer de fim de semana, será que a moto também é muito prejudicial para isso que está acontecendo?

      Obrigado e desculpe pelo tamanho da mensagem.
      Uma ótima noite.

      • Eleonora disse:

        Rafael,realmente a moto tem um certo impacto para a coluna.E sobre o treinamento você tem que saber o seu limite. Esse abaulamento pode se torna uma hérnia, principalmente L5 e S1 que são as vértebras que sofrem mais pressão e sobrecarga.Continue com o seu exercício mas, evite muito peso, mudanças bruscas de deslocamentos e se puder faça um RPG, vai melhorar a postura e fazer você conhecer mais os seus limites!

    10. Márcio Tenório de Almeida disse:

      Tenho abaulamento discal na L4 e L5, estou afastado do trabalho há 5 meses, a dor era quase insuportável, irradiava pela perna direita (do glúteo, passando pela pantorrilha e findava no tornozelo), minha nossa !! Como eu sofri. Fiz tratamento em mesa de tração com um fisio renomado nacionalmente, tomei diversos medicamentos e nada ! Há três meses iniciei musculação e exercícios ergométricos, foi quando melhorei, hoje tomo apenas uma comprimido por dia (mioflex), já estou correndo 10 minutos na esteira + 1 hora de caminhada a 6,3 km/h + musculação, resultado ? Perda de 12 kilos, as dores melhoraram em torno de 80%. Diante desta situação, com esta carga de exercícios, o que devo fazer para não voltar a sofrer ?

      • Eleonora disse:

        Márcio, o RPG é uma reeducação postural, aconselho a continuar seu treino sempre com moderação e fazer o RPG. Vai te ajudar a manter um alongamento, conhecer mais seus limites e melhorar sua postura. Acho que é uma prevenção para que você não volte a entrar em “crise”. Normalmente é feito 1 vez por semana, por 1 hora a sessão.

    11. Israel disse:

      Boa tarde, primeiramente quero parabenizar pelo ótimo artigo e pela atenção prestada às pessoas que relataram seus problemas aqui. Tenho 30 anos e sou atleta, pratico escalada esportiva há cerca de 16 anos. Fazem alguns meses que venho sentindo dores na cervical e braço direito, no início pensei que era a intensidade dos treinos, mas mesmo diminuindo, sempre que vou escalar sinto dores. Fiz uma ressonância e apareceu uma protrusão discal nos anéis C4-C5 e C6-C7. O meu ortopedista me falou que não vou mais poder escalar.. estou muito abalado, pois amo muito esse esporte e não gostaria de parar. Existe a possibilidade de um trabalho de recuperação e posterior volta às atividades normais de treino?? O que você recomendaria? No momento estou evitando todo tipo de trabalho de força e tomando alguns medicamentos receitados pelo médico, (anti-inflamatório, remédios para dor). Desde já agradeço a atenção.

    12. Eu tenho 13 anos e tenho quase que uma hérnia de disco porque pratico ginástica Ritimica por estar em fase de crescimento o músculo rasgou gostaria de saber se é seguro eu treinar? Estou parada a uns seis meses e ja fiz mais de 50 sessões de fisioterapia que nada adiantara. Eu posso voltar a treinar?

    13. Jussara disse:

      Olá Dra. Eleonora, fui diagnosticada com Abaulamento discal na L4 e L5 e estou fazendo RPG uma vez por semana, porém, gosto muito de fazer musculação e treino a anos, sou magra e sonho em ter mais corpo. Por isso, faço treino de Hipertrofia com o meu personal. Nesse caso, posso continuar treinando fazendo exercícios onde eu possa apoiar a minha coluna? Exercícios para fortalecimento da lombar, posso fazer durante a semana? Se tiver com dores, posso fazer os exercicios de fortalecimento ou não? Obrigada.

    14. viviane disse:

      DR ELEONORA BOA TARDE . GOSTARIA DE SABER O QUE A FISIOTERAPIA PODE FAZER POR MIM TENHO protusão L3-l4 l4-l5 e l5-s1 . TENHO DORES DE CABEÇA DIARRIAS E Formigamentos panturinhas .A FISIOTERAPIA È COMO MEDICAÇÂO È SÒ PALIATIVO .

    15. bruno disse:

      sou goleiro tenho 2 hérnia de disco L4 L5 QUERIA SABE SE POSSO CONTINUA JOGADO E TREINANDO?
      SE NAO PODE QUAL ESPORTE POSSO FAZER

    16. Eduardo disse:

      Ola,

      Acabei de ser disgnosticado pelo médico por estar com uma hérnia protusa na L4 -l5, S1. Aina não fiz a pergunta “fatal”. “Será que posso voltar a correr?” Comecei o pliates e minha fisioterapeuta disse que não.Realmente a corrida acabou para mim?

      obrigado, Eduardo

    17. Eduardo disse:

      Ola + uama vez!
      E obrigado pela sua atenção a minfa pergunta.
      Bom, terminei as sessões de fisoterapia, iniciei como disse na mensagem aciam o Pilates, vou começar o RPG. Mas tenho uma dúvida, posso associar a tuso isso a Quiropraxia? Ou existe alguma contra indicação ou antagonismo junto aos outros tratamentos?

      Obrigado!!!!
      Eduardo

    18. WELDSON disse:

      Acabei de ser disgnosticado pelo médico por estar com uma hérnia protusa na L4 -l5, S1… sou praticante de ciclismo MTB. parei geral agora durante o tratamento, porém…não vou desistir do meu esporte, vou fazer o tratamento com medicamento e fisioterapia e depois vou gradativamente voltar a pedalar. queria saber qual profissional devo procurar para essa reabilitação?

    19. Luiz Lopes disse:

      Boa noite, recebi meu resultado de Ressonância magnética e estou com uma Discopatia degenerativa em L4-L5 associada da altura do espaço intervertebrale irregularidade dos platôs vertebrais adjacentes. Há ainda doença discogênica tipo I nos corpos vertebrais de L4-L5.
      Abaulamento discal circunferencial em L4-L5.
      Tênue sinal de hiperintenso na sequencia ponderada em T2 com saturação de gordura acometendo os ligamentos interespinhosos de L3-L4 e L4-L5 podendo estar relacionado a sobrecarga incipiente dos mesmo.
      Esta foi a conclusão do exame de ressonância da minha coluna lombar. Gostaria de saber se posso continuar a correr e se posso continuar a trabalhar andando de moto.
      Preciso me afastar do trabalho por algum tempo para fazer o tratamento? Ainda não mostrei meu exame para o médico, mas gostaria de ter diagnósticos/opiniões de diferentes médicos. Obrigado.

      • Luiz Lopes disse:

        Em tempo, sou Policial Rodoviário Federal, trabalho diariamente com colete balístico e coldre na cintura onde vai arma de fogo e três carregadores. Isto agrava o meu quadro apresentado na ressonância magnética???

    20. Michele disse:

      Olá Dra,tenho 23 anos,fiz uma RM e o laudo foi de pequeno abaulamento discal na l5 S1, isso é uma hernia??trabalho com um carrinho para fazer reposição de produtos que pesa cerca de mais de 100 kg,todos os dias andando cerca de 2 a 3 km de distancia de um lado para outro por varias vezes,sozinha,(e Deus),quero saber se esse diagnostico pode piorar se continuar carregando esse peso todos os dias,já tomei tylex,celebra,lyrica e Etna,e as dores continuam nao sei o que fazer.obg pela atenção aguardo a resposta.!!

      • viviane disse:

        OI MICHELE ABAULAMENTO È UM INCHAÇO DO DISCO AINDA NÂO È UMA HERNIA .COM OS REMEDIOS DEVERIA HAVER REMISSÂO SINTOMAS TOTAL . MAS SE JÀ TÀ SENTINDO HÀ MUITO TEMPO PODE TER CRONIFICADO .O PESO QUE VC PEGA TÈM QUE SER DA MANEIRA CORRETA VC PRECISA TER NOÇÔES DE POSTURAS . A SUA EMPRESA NÂO FORNECE TREINAMENTO PARA FUNCIONARIOS PARA APRENDEREM TECNICAS CORRETAS ,

    21. viviane disse:

      OS EXERCICIOS DE EXTENSÂO PODEM TRAZER O DISCO PARA O LOCAL DE ORIGEM DR ELEONORA . RESPONDE A GENTE SE VC PUDER .

    22. toni disse:

      Olá boa noite tenho uma hérnia disco L5 S1 pois tenho sentindo muita dor pois segundo minha ressonância tive uma roptura a qual não tenho mais o liquido sinovial pois a pergunta é dizem pra tomar cuidado com a cirurgia, pois o medico sugeriu que mediante uma cirurgia fosse retirado o disco e colocado uma prótese com parafusos para evitar o atrito o qual vem causando dor ou seja mesmo fazendo fisio, hidroterapia ,RPG etc ainda sinto muita dor ou seja se me falta ‘o liquido o qual tem a função de lubrificar e amortecer o impacto realmente a solução e operar ou tenho outra alternativa

    23. SIMONE Andreis Brasso disse:

      Tenho hernia de disco cervical e lombar, estou fazendo Rpg,Acunputura e fisioterapia, será que mesmo assim teria que fazer cirurgia da coluna Cervical

    24. jorge disse:

      Fui diagnosticado com hernia de disco lombar, fiz o tratamento somente com remedios e o medico me liberou.
      posso fazer alguma luta. ou nao
      ele disse que posso fazer menos o que tenham quedas

    25. Ericson disse:

      Boa Tarde Dra,tenho 39 anos estou com 2 hernias discais L4,L5 pratico ciclismo MTB,estou fazendo pilates e natação e pedalando bem pouco continuo sentindo um pouco de dor e não gostaria de abandonar o esporte o que faço? Já parei a atividade por 3 meses retornei agora aos poucos.
      Obrigado.

    26. Rodrigo Oliveira disse:

      BOM DIA! Dra fui diagnosticado pelo médico que tenho duas protusões discais. Após fazer sessões de fisioterapia convencional, agora estou fazendo RPG e meu médico me disse que tenho que procurar uma academia de boa qualidade para realizar exercícios de fortalecimentos da região lombar porém não citou o pilates. Com está ótima matéria que acabei der ler me esclareceu que este exercício que o médico me passou seria o pilates então? O Pilates já engloba o fortalecimento de minha região lombar? Tenho a duvida se faço pilates com educador ou fisioterapeuta?

    27. viviane disse:

      DESEJO A TODOS MUITA SAÙDE e que todos estejam bem
      Resolvido seus problemas de coluna .

    28. elis disse:

      Bom dia!! acabei de descobrir que estou com uma hérnia e uma protusao na lombar em l4-l5 e l5-s1… Queria saber se posso fazer aula de treinamento funcional na praia ou se isso me prejudicaria!!! obrigada!!!

    29. Francisco disse:

      Eleonora, fui diagnosticado com hernia de disco lombar entre L4 e L5, com tamanho de 1,1 cm.
      Tive uma forte crise e hoje, após 40 dias estou muito melhor e praticamente sem dor.
      Porém estou com o nervo entre o dedão e o dedo ao lado adormecido.
      Quando deito reduz a dormência .
      Em quanto tempo ele deve retornar ao normal?
      Tomo Lyriac duas vezes ao dia.
      Obrigado

    30. Francisco disse:

      Dedão do pé esquerdo

      • viviane disse:

        FRANCISCO CONFORME FOR DESINCHANDO A HÈRNIA ADORMECIMENTO DESAPARECE . DIGO ISSO POIS TIVE PROTUSÂO COLUNA L3 l4 l5 passei mal bocado .Até hoje não consegui voltar trab ,mas confio em deus . Quando espirro formiga as pernas . Mesmo sem sentir dor coluna . Já o formigamrnto desapareceu . Continue usando o remedio . E ele desapareaos poucos

    31. nathalia rodrigues disse:

      Olá boa tarde, sou atleta profissional pratico futebol e fui diagnosticado com hernia de disco.
      Vou poder voltar a trabalhar,como atleta?

    32. Vania disse:

      Gostaria de saber se mediante uma ressonança magnetica seria possivel detectar ha quanto tempo estou com hernia de disco, obrigada.

    Deixe uma resposta