Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar

12 set 2011 | 80 Comentários | 51.527 visitas
Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar

A coluna é composta por vértebras que estão separadas por discos cartilaginosos, e cada disco é formado por um anel fibroso externo e uma parte interna mole (núcleo pulposo) que atua como amortecedor durante o movimento das vértebras. Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e uso repetitivo, podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso (hérnia discal) irritando ou comprimindo a raiz nervosa, podendo lesioná-la.

O problema é mais freqüente na região cervical ou lombar por serem mais sujeitas a movimentos e a sustentação de pesos, podendo ocasionar parestesias (formigamentos), falta de sensibilidade, fraqueza muscular nos membros superiores (hérnia cervical) ou inferiores (hérnia lombar).

O diagnóstico médico e o acompanhamento são imprescindíveis nesses casos. Casos cirúrgicos podem ser recomendados, mas existe tratamento eficiente na maioria das vezes.

O tratamento é longo e o paciente deve ser persistente podendo voltar às atividades prazerosas como o seu esporte preferido.

Na fase inicial, como citado anteriormente, o diagnóstico médico se faz necessário. Na fase aguda recomenda-se repouso, analgesia e antiinflamatório específico. Posteriormente, a fisioterapia, o RPG e a acupuntura exercem um papel importantíssimo. Nessa fase do tratamento a combinação de técnicas visa restabelecer o alinhamento estático e dinâmico da coluna e o recrutamento das musculaturas estabilizadoras.

É importante a ajuda do paciente nessa fase, pois o ganho de peso pode prejudicar todo o tratamento. Restabelecendo o alinhamento, os sintomas, como exemplo a dormência, vão diminuindo. Após essa fase, o fortalecimento do abdômen é de suma importância e um ótimo aliado é o Pilates. Não se esqueça: “Abdômen forte, coluna no lugar”.

As técnicas de respiração, alinhamento e controle, e ainda, o conhecimento do próprio corpo que o método Pilates proporciona, são um grande passo para voltar à rotina.

No caso da corrida, com um tênis adequado e o acompanhamento de um profissional na área de educação física, você estará apto para voltar a correr, mesmo sendo um esporte de impacto. É preciso recomeçar de forma suave, com cuidados que seu professor saberá orientá-lo. Lembre-se sempre que sua coluna foi afetada, então um tratamento preventivo pode e deve ser feito por toda vida. Alternar seus treinos de corrida, com Pilates é uma ótima combinação.

Faça do seu médico, do fisioterapeuta e do professor de educação física seus eternos aliados para uma vida saudável!

Eleonora Eleonora Ferreira Paes Enes

Licenciatura em Educação Física pela UFRJ – CREF nº 000266 G/RJ. Graduação em Fisioterapia pela FRASCE – CREFITO 2 nº 045999-F. Formação em RPG/RPM e Pilates. Sócia-Diretora do Studio Corpore Pilates

Publicações de

Tags:, , ,

    80 respostas para “Hérnia de Disco Lombar – O Que é e Como Tratar”

    1. JOSE ALVES DA COSTA disse:

      - Bom Dia, Drª!
      Queria deixar aqui o meu agradecimento, e lhe dizer que todo o assunto q envolve informações sobre a região lombar e coluna fico atento, pois sou corredor amador há mais de 10 (dez) anos e sinto dores nessas área do corpo.

      - Muito obrigado e sucesso!!!!!!!!

    2. Antonio Francisco da Silva disse:

      vi o comentário do corredor J A C de agradecimentos à Dra. Eleonora F P E, com formção em RPG/RPM E PILATES, VI O COMENTÁRIO SOBRE Hérnia De Disco e como tratar achei muito interessante e instrutivo. Seria possível comentar sobre osteófitos marginais nos corpos vertebrais, sindesmófitos entre oe corpos vertebrais,Espaços discais de espessura preservada seria bom fazer pilates qual exercício físico recomendado?

    3. Eleonora Paes disse:

      Oi Antonio,
      temos uma matéria já no site que trata de osteófitos, mas já te adiantando, o Pilates é um ótimo exercício, porque além de fortalecer, alonga a musculatura e melhora a postura.
      Dê uma olhada na matéria de osteófito!
      Segue o link: http://www.esportex.com.br/portal/saude/osteofitos-o-velho-conhecido-bico-de-papagaio/

    4. Severiano disse:

      Boa Noite.

      Qual seria o tênis ideal para quem sofre de Hérnia de Disco ???

    5. Eleonora Paes disse:

      Severiano,
      o tênis depende se seu pé é pronado ou supinado, plano ou não…
      Em algumas lojas eles tem com o avaliar!

    6. vanusiasouza disse:

      a natação tb é bom para quem tem problema de hernia de disco?

      • Eleonora Paes disse:

        Vanusia,
        a natação não tem impacto, mas todo cuidado é pouco. Se a hérnia for cervical, a respiração lateral do crawl não será confortável. Se for lombar, o nado de peito também não será indicado.
        Mas, é uma ótima atividade se o seu professor souber te orientar bem!

    7. Ana disse:

      Bom dia, gostaria de uma informação a respeito de hernia de disco na cervical e a pratica da natação, pois os médicos dizem que está liberado, porém eu tenho praticado e tenho sentido muitas dores. O professor tem passado poucos exercícios, alguns nados não faço, mas mesmo assim parece não estar fazendo muito bem. Posso ou não fazer?

    8. Eleonora Paes disse:

      Ana, realmente a respiração lateral não será confortável para você.
      No peito, a respiração frontal também pode te causar um desconforto.
      Você acaba se limitando ao nado de costas, porque até as pernadas com a prancha exigirá uma rotação ou extensão do pescoço.
      Nesse caso a Hidroginástica poderá te trazer mais benefícios. Experimente!

    9. Rafael Araujo disse:

      Boa Noite Dra. Eleonora

      Gostaria muito de saber o que você acha, eu fui diagnosticado com abaulamento discal l5 s1, mas só pq desde dezembro de 2011 estou tentando recomeçar a praticar esporte, hoje tenho 29 anos e não pratico nada a mais de 10 anos. Tentei recomeçar com a corrida porque gosto muito de correr, mas comecei a sentir dores na região lombar, fui ao ortopedista e chegou nesse diagnostico. Mas entre os exames e consultas encontrei uma academia que tem treinamento funcional e comecei a fazer a 1 mês. Estou gostando e me sentindo melhor, mas o ortopedista me recomendou que fosse me consultasse com um neurologista, e ele recomendou eu tomar muito cuidado com a corrida e exercícios de carga na coluna, e no treinamento funcional meu professor é educador fisico e fisioterapeuta ele me passa muitos exercicios para a coluna e como o neurologista falo pra eu tomar cuidado estou com medo, porque ele me disse que isso pode se tornar uma hernia de disco e que isso não é difícil de aconter.
      E só mais uma coisa eu trabalho sentado o dia inteiro, e estou tentando corrigir a má postura. O treinamento funcional esta ajudando nesse ponto, mas eu ando de moto todo dia para ir ao trabalha e na academia e algumas vezes no lazer de fim de semana, será que a moto também é muito prejudicial para isso que está acontecendo?

      Obrigado e desculpe pelo tamanho da mensagem.
      Uma ótima noite.

      • Eleonora disse:

        Rafael,realmente a moto tem um certo impacto para a coluna.E sobre o treinamento você tem que saber o seu limite. Esse abaulamento pode se torna uma hérnia, principalmente L5 e S1 que são as vértebras que sofrem mais pressão e sobrecarga.Continue com o seu exercício mas, evite muito peso, mudanças bruscas de deslocamentos e se puder faça um RPG, vai melhorar a postura e fazer você conhecer mais os seus limites!

    10. Márcio Tenório de Almeida disse:

      Tenho abaulamento discal na L4 e L5, estou afastado do trabalho há 5 meses, a dor era quase insuportável, irradiava pela perna direita (do glúteo, passando pela pantorrilha e findava no tornozelo), minha nossa !! Como eu sofri. Fiz tratamento em mesa de tração com um fisio renomado nacionalmente, tomei diversos medicamentos e nada ! Há três meses iniciei musculação e exercícios ergométricos, foi quando melhorei, hoje tomo apenas uma comprimido por dia (mioflex), já estou correndo 10 minutos na esteira + 1 hora de caminhada a 6,3 km/h + musculação, resultado ? Perda de 12 kilos, as dores melhoraram em torno de 80%. Diante desta situação, com esta carga de exercícios, o que devo fazer para não voltar a sofrer ?

      • Eleonora disse:

        Márcio, o RPG é uma reeducação postural, aconselho a continuar seu treino sempre com moderação e fazer o RPG. Vai te ajudar a manter um alongamento, conhecer mais seus limites e melhorar sua postura. Acho que é uma prevenção para que você não volte a entrar em “crise”. Normalmente é feito 1 vez por semana, por 1 hora a sessão.

    11. Israel disse:

      Boa tarde, primeiramente quero parabenizar pelo ótimo artigo e pela atenção prestada às pessoas que relataram seus problemas aqui. Tenho 30 anos e sou atleta, pratico escalada esportiva há cerca de 16 anos. Fazem alguns meses que venho sentindo dores na cervical e braço direito, no início pensei que era a intensidade dos treinos, mas mesmo diminuindo, sempre que vou escalar sinto dores. Fiz uma ressonância e apareceu uma protrusão discal nos anéis C4-C5 e C6-C7. O meu ortopedista me falou que não vou mais poder escalar.. estou muito abalado, pois amo muito esse esporte e não gostaria de parar. Existe a possibilidade de um trabalho de recuperação e posterior volta às atividades normais de treino?? O que você recomendaria? No momento estou evitando todo tipo de trabalho de força e tomando alguns medicamentos receitados pelo médico, (anti-inflamatório, remédios para dor). Desde já agradeço a atenção.

      • Eleonora disse:

        Israel, só com a imagem para saber o grau da sua lesão. Mas o que você está fazendo está correto. Agora é melhor uma parada na atividade, posteriormente RPG e fortalecimento específico.

    12. Eu tenho 13 anos e tenho quase que uma hérnia de disco porque pratico ginástica Ritimica por estar em fase de crescimento o músculo rasgou gostaria de saber se é seguro eu treinar? Estou parada a uns seis meses e ja fiz mais de 50 sessões de fisioterapia que nada adiantara. Eu posso voltar a treinar?

    13. Jussara disse:

      Olá Dra. Eleonora, fui diagnosticada com Abaulamento discal na L4 e L5 e estou fazendo RPG uma vez por semana, porém, gosto muito de fazer musculação e treino a anos, sou magra e sonho em ter mais corpo. Por isso, faço treino de Hipertrofia com o meu personal. Nesse caso, posso continuar treinando fazendo exercícios onde eu possa apoiar a minha coluna? Exercícios para fortalecimento da lombar, posso fazer durante a semana? Se tiver com dores, posso fazer os exercicios de fortalecimento ou não? Obrigada.

    14. viviane disse:

      DR ELEONORA BOA TARDE . GOSTARIA DE SABER O QUE A FISIOTERAPIA PODE FAZER POR MIM TENHO protusão L3-l4 l4-l5 e l5-s1 . TENHO DORES DE CABEÇA DIARRIAS E Formigamentos panturinhas .A FISIOTERAPIA È COMO MEDICAÇÂO È SÒ PALIATIVO .

      • Eleonora disse:

        A Fisioterapia é um tratamento com resultados comprovados. Recomendo algo específico para sua postura e associado a fortalecimento. Procure boas recomendações de fisioterapeutas!

    15. bruno disse:

      sou goleiro tenho 2 hérnia de disco L4 L5 QUERIA SABE SE POSSO CONTINUA JOGADO E TREINANDO?
      SE NAO PODE QUAL ESPORTE POSSO FAZER

      • Eleonora disse:

        Bruno, você pode continuar sua atividade se paralelamente cuidar da sua coluna. Tratamentos osteopáticos tem ótimos resultados com atletas!

    16. Eduardo disse:

      Ola,

      Acabei de ser disgnosticado pelo médico por estar com uma hérnia protusa na L4 -l5, S1. Aina não fiz a pergunta “fatal”. “Será que posso voltar a correr?” Comecei o pliates e minha fisioterapeuta disse que não.Realmente a corrida acabou para mim?

      obrigado, Eduardo

      • viviane disse:

        EDUARDO TALVEZ NA PRAIA PQ A AREIA AMORTECE . PERGUNTE PARA UM PROFISSIONAL MESMO PRAIA FIQUE LONGE DA SUA CASA VC PODE FAZER 3x POR SEMANA .

      • Eleonora disse:

        De forma alguma Eduardo!!!! Hérnias são tratadas… é preciso saber o que levou a essa lesão. Procure um osteopata. A osteopatia não trata a lesão, mas sim a causa inicial!!!! E posso te garantir que vc voltará a correr!!!!

    17. Eduardo disse:

      Ola + uama vez!
      E obrigado pela sua atenção a minfa pergunta.
      Bom, terminei as sessões de fisoterapia, iniciei como disse na mensagem aciam o Pilates, vou começar o RPG. Mas tenho uma dúvida, posso associar a tuso isso a Quiropraxia? Ou existe alguma contra indicação ou antagonismo junto aos outros tratamentos?

      Obrigado!!!!
      Eduardo

    18. WELDSON disse:

      Acabei de ser disgnosticado pelo médico por estar com uma hérnia protusa na L4 -l5, S1… sou praticante de ciclismo MTB. parei geral agora durante o tratamento, porém…não vou desistir do meu esporte, vou fazer o tratamento com medicamento e fisioterapia e depois vou gradativamente voltar a pedalar. queria saber qual profissional devo procurar para essa reabilitação?

    19. Luiz Lopes disse:

      Boa noite, recebi meu resultado de Ressonância magnética e estou com uma Discopatia degenerativa em L4-L5 associada da altura do espaço intervertebrale irregularidade dos platôs vertebrais adjacentes. Há ainda doença discogênica tipo I nos corpos vertebrais de L4-L5.
      Abaulamento discal circunferencial em L4-L5.
      Tênue sinal de hiperintenso na sequencia ponderada em T2 com saturação de gordura acometendo os ligamentos interespinhosos de L3-L4 e L4-L5 podendo estar relacionado a sobrecarga incipiente dos mesmo.
      Esta foi a conclusão do exame de ressonância da minha coluna lombar. Gostaria de saber se posso continuar a correr e se posso continuar a trabalhar andando de moto.
      Preciso me afastar do trabalho por algum tempo para fazer o tratamento? Ainda não mostrei meu exame para o médico, mas gostaria de ter diagnósticos/opiniões de diferentes médicos. Obrigado.

      • Luiz Lopes disse:

        Em tempo, sou Policial Rodoviário Federal, trabalho diariamente com colete balístico e coldre na cintura onde vai arma de fogo e três carregadores. Isto agrava o meu quadro apresentado na ressonância magnética???

    20. Michele disse:

      Olá Dra,tenho 23 anos,fiz uma RM e o laudo foi de pequeno abaulamento discal na l5 S1, isso é uma hernia??trabalho com um carrinho para fazer reposição de produtos que pesa cerca de mais de 100 kg,todos os dias andando cerca de 2 a 3 km de distancia de um lado para outro por varias vezes,sozinha,(e Deus),quero saber se esse diagnostico pode piorar se continuar carregando esse peso todos os dias,já tomei tylex,celebra,lyrica e Etna,e as dores continuam nao sei o que fazer.obg pela atenção aguardo a resposta.!!

      • viviane disse:

        OI MICHELE ABAULAMENTO È UM INCHAÇO DO DISCO AINDA NÂO È UMA HERNIA .COM OS REMEDIOS DEVERIA HAVER REMISSÂO SINTOMAS TOTAL . MAS SE JÀ TÀ SENTINDO HÀ MUITO TEMPO PODE TER CRONIFICADO .O PESO QUE VC PEGA TÈM QUE SER DA MANEIRA CORRETA VC PRECISA TER NOÇÔES DE POSTURAS . A SUA EMPRESA NÂO FORNECE TREINAMENTO PARA FUNCIONARIOS PARA APRENDEREM TECNICAS CORRETAS ,

      • Eleonora disse:

        Michele, pode piorar sim!!! Você precisa de um fortalecimento para continuar sua atividade profissional!! Procure um fisioterapeuta!!!

    21. viviane disse:

      OS EXERCICIOS DE EXTENSÂO PODEM TRAZER O DISCO PARA O LOCAL DE ORIGEM DR ELEONORA . RESPONDE A GENTE SE VC PUDER .

    22. toni disse:

      Olá boa noite tenho uma hérnia disco L5 S1 pois tenho sentindo muita dor pois segundo minha ressonância tive uma roptura a qual não tenho mais o liquido sinovial pois a pergunta é dizem pra tomar cuidado com a cirurgia, pois o medico sugeriu que mediante uma cirurgia fosse retirado o disco e colocado uma prótese com parafusos para evitar o atrito o qual vem causando dor ou seja mesmo fazendo fisio, hidroterapia ,RPG etc ainda sinto muita dor ou seja se me falta ‘o liquido o qual tem a função de lubrificar e amortecer o impacto realmente a solução e operar ou tenho outra alternativa

    23. SIMONE Andreis Brasso disse:

      Tenho hernia de disco cervical e lombar, estou fazendo Rpg,Acunputura e fisioterapia, será que mesmo assim teria que fazer cirurgia da coluna Cervical

    24. jorge disse:

      Fui diagnosticado com hernia de disco lombar, fiz o tratamento somente com remedios e o medico me liberou.
      posso fazer alguma luta. ou nao
      ele disse que posso fazer menos o que tenham quedas

    25. Ericson disse:

      Boa Tarde Dra,tenho 39 anos estou com 2 hernias discais L4,L5 pratico ciclismo MTB,estou fazendo pilates e natação e pedalando bem pouco continuo sentindo um pouco de dor e não gostaria de abandonar o esporte o que faço? Já parei a atividade por 3 meses retornei agora aos poucos.
      Obrigado.

    26. Rodrigo Oliveira disse:

      BOM DIA! Dra fui diagnosticado pelo médico que tenho duas protusões discais. Após fazer sessões de fisioterapia convencional, agora estou fazendo RPG e meu médico me disse que tenho que procurar uma academia de boa qualidade para realizar exercícios de fortalecimentos da região lombar porém não citou o pilates. Com está ótima matéria que acabei der ler me esclareceu que este exercício que o médico me passou seria o pilates então? O Pilates já engloba o fortalecimento de minha região lombar? Tenho a duvida se faço pilates com educador ou fisioterapeuta?

    27. viviane disse:

      DESEJO A TODOS MUITA SAÙDE e que todos estejam bem
      Resolvido seus problemas de coluna .

    28. elis disse:

      Bom dia!! acabei de descobrir que estou com uma hérnia e uma protusao na lombar em l4-l5 e l5-s1… Queria saber se posso fazer aula de treinamento funcional na praia ou se isso me prejudicaria!!! obrigada!!!

    29. Francisco disse:

      Eleonora, fui diagnosticado com hernia de disco lombar entre L4 e L5, com tamanho de 1,1 cm.
      Tive uma forte crise e hoje, após 40 dias estou muito melhor e praticamente sem dor.
      Porém estou com o nervo entre o dedão e o dedo ao lado adormecido.
      Quando deito reduz a dormência .
      Em quanto tempo ele deve retornar ao normal?
      Tomo Lyriac duas vezes ao dia.
      Obrigado

    30. Francisco disse:

      Dedão do pé esquerdo

      • viviane disse:

        FRANCISCO CONFORME FOR DESINCHANDO A HÈRNIA ADORMECIMENTO DESAPARECE . DIGO ISSO POIS TIVE PROTUSÂO COLUNA L3 l4 l5 passei mal bocado .Até hoje não consegui voltar trab ,mas confio em deus . Quando espirro formiga as pernas . Mesmo sem sentir dor coluna . Já o formigamrnto desapareceu . Continue usando o remedio . E ele desapareaos poucos

    31. nathalia rodrigues disse:

      Olá boa tarde, sou atleta profissional pratico futebol e fui diagnosticado com hernia de disco.
      Vou poder voltar a trabalhar,como atleta?

    32. Vania disse:

      Gostaria de saber se mediante uma ressonança magnetica seria possivel detectar ha quanto tempo estou com hernia de disco, obrigada.

    33. José Marlei disse:

      Gostaria de saber se a possibilidade de um dia poder voltar ao trabalho.
      Por que fiz uma cirurgia na cervical c6 c7 e vivo com dor

    34. maria jose disse:

      boa noite Doutora,tenho 48 anos sou costureira e fui diagnosticada com bico de papagaio na cervical, tomei um medicamento mas só serviu enquanto tomei.corro o risco de parar de trabalhar por causa das dores?

    35. Marcos disse:

      Boa noite tenho um filho de 18 anos que e jogador profissional de futebol, e esta com uma hernia de disco lombar o que a senhora recomenda para ele, esta fazendo fisioterapia e rpg mais a dor nao passa

    36. rodrigo disse:

      bom dia doutora tenho 30 anos e tive hérnia de disco l5 e s1 e operei faz um mês já eu fazia musculação gostaria de saber se vou poder a voltar a treinar musculação de novo e quanto tempo de recuperação pra voltar a treinar se eu puder..desde já agradeço

    37. Max disse:

      Olá Eleonora…Parabéns pela matéria!tenho 30 anos. Sou dentista e atuo no SUS há 8 anos. Desde o segundo ano de profissão comecei a sentir dores na lombar e comecei a fazer musculação por indicação do ortopedista e a dor melhorou. Há 3 anos comecei a sentir dores cervicais devido a exaustivas e repetitivas flexões do pescoço durante o trabalho…em média 20 pacientes por dia. Resultado: estou em crise há 45 dias e afastado do trabalho após o diagnóstico de protrusao discal c5-c6 com fortes dores cervicais e no ombro…além de uns choquinhos…estou fazendo fisioterapia e osteopatia…além das medicações… Dúvidas: essa fase aguda demora mesmo passar? Hérnia cervical tem resultados de melhora piores q hérnia lombar com fisioterapia? É recomendável sair do atendimento odontológico após o tratamento para não agravar a lesão? Obrigado e desculpe o texto.

    38. Vanderson disse:

      Olá Eleonara,

      tenho 26 anos e sempre tive uma vida muito ativa no esporte – fazia musculação e corria diariamente. Há 10 meses descobri uma protusão discal na L5-S1, que o ortopedista diz já se tratar de uma hérnia, enquanto o neuro diz se tratar de uma protusão, rsrs. Em quem devo confiar? Fui buscar o RPG e durante todas as 10 sessões, mesmo seu eu estar sentindo dor, a fisioterapeuta me colocava deitado, só puxava meu pescoço por 5 minutos e me mandava pra casa. RPG é realmente só isso? Pensei q eu iria consertar a postura. Estou engordando, será q posso correr e malhar? Obrigado.

    39. Albert Einstein disse:

      Boa tarde, tenho protusão discal na L5 S1 há 02 anos,ultimamente tem me incomodado nos membros inferiores. estou fazendo osteopatia e acupuntura com profissional em fisioterapia e pretendo iniciar aula de natação. Gostaria de saber se essas atividades podem estabilizar a protusão a fim de que nao venha a ter uma hérnia de disco e se me impede de fazer curso de paraquedismo…

    40. Maria Luiza disse:

      Ola,Dra. Eleonora
      Tenho 60 anos.Gosto de me cuidar,mas infelizmente estou me sentindo limitada pelas dores.Tive recentemente uma tendinite de Quervain. Dores na lombar(abaulamento discal na l4-l5 e l5-s1,e discopatia degenerativa l2,l3,l4,l5.) Nas duas vezes que iniciei Pilates depois de uma semana passei a sentir muita dor e parei. Que devo fazer.Por onde começar para me sentir melhor.
      Agradeço e aguardo.Um abraco.

    41. luccas felix disse:

      Ola dra eleonora,tenho 29 anos e fui diagnosticado com desidrataçao discal em l5s1 e protusao discal em l5s1 posterior e difusa. Quando fiz academia senti uma dor muito forte que me incapacitou no dia. O medico me encaminhou para fisio analgesia alongamento passivo e ativo e fortalecimento. Qual é o meu caminho? Voce indicaria alguma coisa por favor. Obrigado pela atencao e generosidade. Fique com deus.

    42. Lívio Guedêlha disse:

      Boa noite Doutora Eleonora! fui submetido a Uma Rizotomia, uma infiltração e uma artrodese com parafusos em agosto de 2014; senti muitas dores na recuperação. Sinto um pouco de dor, mas estou trabalhando normalmente, dirijo e ando numa boa. Gostaria de saber se posso praticar nado, tirolesa (e outros esportes). Sempre gostei de esportes, mas engordei dez quilos, então fico na dúvida. Gostaria de receber a resposta no meu email para mais fácil leitura. Obrigado!

    43. Elizabeth leite disse:

      Sou da área de ed. Física, estou concluindo meu curso na UPE e gostaria de fazer minha monografia sobre hidroginástica e hérnia de disco, mas não encontro MTS coisas falando sobre o tema. VC tem algum material, sites que possa me indicar?

    44. kildare disse:

      TENHO HERNIA L4-L5 L5-S1, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER ALGUN TIPO DE LUTA?.

    45. leandro souza oliveira disse:

      Boa noite, gostaria de saber sobre o resultado de uma tc q fiz recentemente.foi o seguinte”leve desvio escoliotico lombar de convexidade a direita e abaulamento discal l3-l4 com protusao l5-s1
      Sera que se trata de uma hernia de disco?qual tratamento me indicariam?gosto muito de jogar futebol ,sera que terei que parar devido as dores? Por favor espero que possam me ajudar.obrigado

    Deixe uma resposta