Conhecendo a Hidroginástica

1 jul 2013 | 20 Comentários | 11.762 visitas
Conhecendo a Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física composta por exercícios aeróbios e de resistência muscular localizada, que teve seu início no Brasil na década de 80, mais precisamente na região sudeste. Atualmente, possui espaço garantido nas academias e clubes do país inteiro.
Podendo ser praticada por diversas faixas etárias e diferentes tipos físicos, a hidroginástica teve no público da “terceira idade” ou “melhor idade” seus principais adeptos, pois além da busca da saúde, acabaram encontrando um ambiente sociável e inclusivo, proporcionando a melhora na qualidade de vida em diversos âmbitos. Gestantes, obesos, pessoas com problemas articulares, entre outros, são muito bem vindos à prática da hidroginástica, uma vez que, no meio líquido ocorre a diminuição do peso hidrostático do indivíduo, reduzindo assim o impacto articular, como conseqüência reduz o risco de uma lesão na articulação.
Para quem acha que hidroginástica é apenas para pessoas que desejam um exercício fácil e sem esforço, engana-se! Uma vez que, o trabalho baseia-se no aproveitamento da resistência da água como uma sobrecarga, então, fatores como velocidade de execução do movimento e superfície de contato com a água, podem tornar o exercício muito mais puxado, dá até para suar! Daí a necessidade de se hidratar durante a aula.
A prática da hidroginástica é extremamente prazerosa para o indivíduo que se identifica com a água, além de proporcionar uma massagem corporal à medida que são executados os movimentos, unindo assim o útil ao agradável. Os benefícios são inúmeros, quando praticada com regularidade, e os resultados aparecerão, tenha certeza!
Então, vista seu maiô ou sunga e aproveite tudo que ela pode te oferecer!
Boa aula!

Sandra Sandra Khatcheri

Licenciatura Plena em Educação Física - UFRJ / CREF nº 2685 G/RJ. Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-Funcional - UGF. Formação no Método Pilates - Aparelhos, Solo e Bola.

Publicações de

Tags:, ,

    20 respostas para “Conhecendo a Hidroginástica”

    1. vera [aluna] disse:

      Gostei muito da esplanação sobre a hidro.Parabens .
      vera

      PS.Que foto linda

    2. Kátia Borges disse:

      Gostei muito de ler o texto da “melhor” professora de Hidro que já conheci !!!! Olha que essa opinião é da Amélia e de todos da academia, né não ?
      Você sabe como me identifico com a água… fico completamente relaxada… tenho a “sensação” de que estou dormindo (rsrsrs)
      Parabéns !
      beijocas

    3. Hulda disse:

      Gostei das explicações!!!Parabens
      Vou experimentar
      bjkas

    4. Parabéns Sandrinha pela matéria. Eu me identifico com a água, e tenho feito ultimamente duas aulas pela manhã e duas pela tarde: é muito; é pouco; é razoável, ou não sei ainda dividir as atividades. Me realizo dentro d’água, é maravilhoso. Infelizmente só tenho aula de alongamento duas vezes na semana, melhorei muito e eu sei como suas aulas são importantes para mim. Não consigo fazer alongamento com mais ninguém.
      Beijocas

      • Sandra disse:

        Olá Eliza!

        Olha,tanto a falta de atividade física, quanto o seu excesso podem trazer prejuízo a saúde.
        O ideal é ter um programa de exercícios equilibrado, onde deve constar trabalho de flexibilidade, força e cardiorrespiratório,sem a necessidade de fazer tudo em um dia só, muito menos 4 aulas da mesma atividade no mesmo dia.
        Aconselho a rever seu programa e achar um ponto de equilibrio.
        Abrçs,
        Sandra.

    5. Nilda Marques disse:

      Gosto muito do profissionalismo e da seriedade da professora Sandra. Seu artigo sobre a hidroginástica explica com clareza as vantagens desse exercício, o que me faz ver os grandes benefícios que ele me proporciona. Parabéns!

    6. Theolyra Terra disse:

      Adorei a matéria escolhida por você que é grande conhecedora do bom funcionamento dos movimentos do corpo humano.Eu faço hidroginástica é posso confirmar todas as suas afirmações, inclusive no que se refere à melhor idade.Mas, posso acrescentar que a hidro, aliada à uma excelente aula de alongamento, como a sua,minimiza as limitações de algumas pessoas. Obrigada por você existir!!!!

    7. Maria Emilia R.Alves disse:

      À melhor professora de hidroginástica,só posso dizer: Parabéns pela matéria!!!!!!!!!!!!

    8. Danielle Soares disse:

      Excelente matéria! É muito importanten existir um site de esportes feito por profissionais sérios e experientes como você.

    9. Valdereis disse:

      Sandra parabéns pela explicação.E saiba que alongamento igual a sua aula não tem.

    10. Sueli e Henrique disse:

      Olá,Sandra
      Parabens,gostamos muito execente materia.
      Beijos
      Sueli e Henrique

    11. solange disse:

      Oi Sandra, excelente explicação.
      Estou gostando muito das aulas de hidro.
      Parabéns pela profissional que você é.
      Beijo
      Solange

    12. Andrea Souza disse:

      Excelente matéria.
      Parabéns!

    13. Fernanda Mendes disse:

      Oi, Sandra.

      Frequento a hidroginástica há dois meses. Estou adorando e me sinto bem melhor. A indicação foi da minha nutricionista. Segundo ela, a hidro fortalece os músculos e o gasto calórico é maior do que exercícios aeróbicos nas academias.

      Corro 1h na hidro e faço mais 40min de exercícios variados, de segunda a sexta. Perdi 18kg nos últimos 6 meses. E preciso perder mais 14kg, para chegar ao peso ideal. É verdade que a corrida na piscina resulta num bom gasto calórico? Ou seja, o melhor?

      Parabéns pela matéria.

      • Sandra disse:

        Olá Fernanda!
        Antes,gostaria de parabenizá-la pelo seu empenho e força de vontade,continue assim q certamente alcançará seu objetivo.
        Bom,esse é um assunto mt controverso!
        Primeiro é importante ressaltar q qualquer prática de ativ física,seja aquática ou terrestre,despende caloria,a intensidade q se impõe ao exercício,associado a outros fatores relacionados ao indivíduo e ao ambiente q determinam um maior ou menor gasto calórico.
        Hoje,já se admite q atividades aquáticas se comparam as terrestres em relação a diminuição do % d gordura,pois a própria densidade da água intensifica o exercício e há estudos q mostram q respostas fisiológicas podem ser melhores no meio líquido q no terrestre,então considerando tudo q foi citado acima,a corrida na água pode resultar sim em um bom gasto calórico,porém se é melhor,isso depende,no seu caso posso dizer q sim, vc gosta da água,tem um sobrepeso e quer baixar o % d gordura,então se encaixa perfeitamente com seu perfil.
        O melhor será sempre o q se faz com prazer!!!
        Abrçs, Sandra.

    14. Gabriel disse:

      ( Aluno) wlw professora!!!
      obrigado pela matéria.

    15. viviane rezende disse:

      Olá, qual atividade pode ser aliada a hidroginastica para perca de peso? A hidro por si só é o suficiente, ou devo fazer outra atividade?

    16. Sandra Khatcheri disse:

      Olá Viviane!
      Normalmente uma aula de hidro pode sim imprimir um gasto calórico significativo, mas qt maior a intensidade com q se pratica a aula, maior será o gasto calórico.
      Caso vc queira complementar a hidro visando diminuição do peso corporal, atividades aeróbias são mais eficientes, como por exemplo, caminhar, correr, pedalar, entre outras.
      Agora não esqueça q se seu objetivo é emagrecer, será necessário agregar a atividade física a uma dieta balanceada.
      Abrçs,
      Sandra khatcheri.

    17. viviane rezende disse:

      obrigada pela dica professora!

    Deixe uma resposta