Alimentação no Pré e Pós Treino

18 jul 2013 | 9 Comentários | 14.911 visitas
Alimentação no Pré e Pós Treino

A matéria responde a uma dúvida freqüente entre os praticantes de atividade física: O que comer antes e depois dos treinos?

Primeiramente não começar a atividade física em jejum! É muito comum achar que a atividade física em jejum vai gerar mais resultados, mas corre o risco de um desmaio, tontura, além de diminuir o desempenho.

O conteúdo da refeição pré-exercício vai depender do horário do dia, pode tratar-se do café da manhã, almoço ou lanche, mas a regra básica é que contenha alimentos ricos em carboidratos: frutas in natura, sucos, vegetais, arroz, pão, cereais – ênfase para as opções integrais. Quando o exercício se realizará após grandes refeições (almoço ou jantar) deve-se atentar para o fato de que os alimentos demoram em torno de 1 hora para a digestão ser realizada a ponto da pessoa não sentir o “estômago cheio”. Em caso de líquidos como vitaminas e sucos, o tempo do esvaziamento gástrico é menor, mas deve ser respeitado para que não haja desconforto na hora do exercício.

Suplementos termogênicos como cafeína, chá verde entre outros, devem ser tomados, via de regra, pela manhã e antes do exercício físico (cada um deve seguir as recomendações do Nutricionista que o acompanha). Este tipo de suplementação não deve ser tomado à noite já que contém substâncias estimulantes e têm intenção de aumento de metabolismo, podendo prejudicar a boa qualidade do sono. Quem faz uso de suplemento de BCAA também pode escolher este momento para ingeri-lo.

Durante a atividade física a hidratação é fundamental, podendo ser só de água para exercícios moderados com duração de até 1 hora e complementada com bebidas hidroeletrolíticas para treinamentos mais fortes ou com maior duração.

No pós exercício é importante novamente a presença de carboidratos e pode ser complementado com proteínas de boa qualidade: proteína de fonte vegetal como a quinua; de fonte animal como ovos (nunca crus!), frango ou peixe ou através de suplementos como whey protein. O suplemento BCAA também pode ser ingerido neste momento.

Outro mito é que só proteína antes e depois de exercício é suficiente para aumento de massa muscular e para melhorar o desempenho nos exercícios de força.

Cuidando da alimentação no pré e pós treino com certeza o rendimento na atividade física será melhor!

Cinthia Cinthia Leitão Costa

Nutricionista – CRN4 06101277. Especialização em Comunicação e Saúde (FIOCRUZ) / Residência em Saúde da Família (FIOCRUZ) / Especialização em Nutrição Clínica Funcional (VP) / Diplomada pelo INSTITUTE FOR FUNCTIONAL MEDICINE (E.U.A). Atendimento Consultório RJ e Palestras em Empresas

Publicações de

Tags:, ,

    9 respostas para “Alimentação no Pré e Pós Treino”

    1. Antonio Marques Antonio Marques disse:

      Parabéns Cinthia!
      Bela matéria. A abordagem do assunto foi excelente. Foi clara e objetiva…

    2. Excelente matéria! Parabéns Cinthia!

    3. Gerson disse:

      Muito legal os esclarecimentos, bem objetivos.
      Cinthia, por favor, me tira uma dúvida que ficou após a leitura do texto.
      Eu normalmente bebo um Cha Verde, a noite, antes de dormir.
      Não é uma boa, pelo que entendi.
      Abção.

    4. Nutricionista Cinthia Leitão Costa disse:

      Olá Gerson,

      realmente não é a melhor opção porque o chá verde tem substancias estimulantes e pode prejudicar a qualidade do seu sono.
      Uma possibilidade é o Chá Verde pela manhã ou antes dos treinos (até as 18h) e um chá calmante como camomila antes de dormir.
      Att. Nutricionista Cinthia Costa

    5. Nádia disse:

      Cinthia,
      Sou moradora do Méier e gostaria de agendar uma consulta com você. Onde você atende? Por favor, gostaria de um telefone para agendar. Grata. Nádia

    6. Nutricionista Cinthia Leitão Costa disse:

      Oi Nádia, estou atendendo no Centro e em Botafogo. Meu e mail de contato é: cinthianut@yahoo.com.br Aguardo seu contato!
      Att. Nutricionista Cinthia Leitão Costa

    7. This will be a great site, might you be involved in doing an interview about how you developed it? If so e-mail me!

    8. Eliane disse:

      OI Cinthia! O telefone de onde vc atende nao adianta ligar pq ninguém atende.

    9. Nutricionista Cinthia Leitão Costa disse:

      Aos pacientes que desejem marcar consulta, podem enviar seus telefones para meu e mail cinthianut@yahoo.com.br que peço a secretária para retornar. Ou tentar pelos telefones do consultório: 2524 4001 ou 2532 3357 – Edifício Avenida Central. Este ano estamos com uma das secretárias com problemas de saúde e isto está dificultando o atendimento via telefone. Obrigada pela compreensão.

    Deixe uma resposta