A Importância da Atividade Física

8 jan 2011 | 7 Comentários | 26.057 visitas
A Importância da Atividade Física

Em um mundo moderno e com hábitos urbanos, estamos sempre atrasados e correndo atrás de algum objetivo. Sabemos que é difícil nos livrar dos sapatos, paletós e gravatas. Mas é preciso encontrar um momento para esquecer os problemas diários, cuidar mais da saúde e ter uma outra forma de satisfação. Neste ponto, a prática de atividade física é muito importante pois, além de contribuir para a saúde do corpo, traz um melhor equilíbrio para a mente.

Não é mais novidade que a prática de atividade física leva a uma diminuição do tecido adiposo e dos níveis do mau colesterol (LDL), melhora o condicionamento cardiovascular e previne o aparecimento de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial sistêmica.

Devemos também lembrar que as atividades físicas não devem ser exclusividade dos jovens. São também de grande importância para o idoso, pois o esporte incrementa a massa óssea e aumenta a massa muscular, melhorando a agilidade que vem sendo perdida e prevenindo acidentes.

É nesse ambiente que a corrida se torna uma ótima modalidade esportiva. Não oferece dificuldades de ser iniciada, já que pode ser praticada em qualquer lugar público como praias, parques e ruas, bastando apenas um tênis apropriado para evitar lesões nas articulações.

Vale lembrar, que o início de qualquer atividade física deve ser precedida de um check-up médico e de uma avaliação fisioterápica com um profissional de educação física. Com isso saberemos os nossos limites e a melhor forma de executar o exercício.

E por ser um esporte muitas vezes não assistido diariamente por um profissional, é preciso ficar atento aos sinais do corpo e respeitar suas limitações. Uma reavaliação periódica com profissionais qualificados também é indicada para prevenir lesões e estabelecer novas metas para o desempenho correto da atividade. Mas o ideal é participar de uma equipe de corrida com bons profissionais que podem acompanhar não só a evolução do seu desempenho na corrida como também da sua saúde.

É preciso ter iniciativa! Sair da inércia é a parte mais difícil da atividade física. Mas com o passar do tempo, ela se torna uma prática prazerosa, com grande sensação de bem estar, energia extra e resultados visíveis no dia a dia. Acompanhe o site para mais dicas sobre saúde na prática da corrida. E nunca se esqueça de que hoje é sempre o melhor dia para começar!

Luiz Felipe Luiz Felipe Freitas

Médico Ortopedista - CRM nº 52.77879-6. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Publicações de

Tags:, , ,

    7 respostas para “A Importância da Atividade Física”

    1. nina disse:

      eu queria saber como é o nome dos melhore atletas do mundo bjs♥

    2. andresa disse:

      esse site me ajudou muito obrigada

    3. luana disse:

      Obrigado, esse site me ajudou muito !!!

    4. andrieli disse:

      muito obrigado ajudou eu dimais valeu taxto perfeito sobre a educaçao fisica

    5. jennyfer disse:

      Muito bom esse Site me ajudou de mais em uma redacão ;)

      Tak you

    6. Mano eu queria saber e a importância da Educação Física para o corpo e a mente ?

    Deixe uma resposta