Maior Qualidade e Longevidade ao Corpo Humano

25 jun 2012 | 1 Comentario | 9.511 visitas
Maior Qualidade e Longevidade ao Corpo Humano

Treinado e Aperfeiçoado o Corpo Humano Ganha Maior Qualidade e Longevidade

Uma boa condição física facilita as atividades cerebrais proporcionando numerosos resultados, dentre eles, destacam-se: o aumento da concentração, da sociabilidade, da auto-estima e da confiança, além de trazer a manutenção de condições estáveis para as células, a denominada homeostase.

O corpo humano quando treinado e aperfeiçoado ganha maior qualidade e longevidade. Além disso, quando orientado por um profissional, serve como um instrumento para prevenção e promoção da saúde.

Através da continuidade no treinamento, a musculatura adquire condicionamento físico e, conseqüentemente, um maior rendimento.

Abordaremos a corrida nesta matéria.

Tal atividade é tida como uma modalidade cíclica, caracterizada por sua forma contínua e prolongada. Podendo ser praticada individualmente ou em grupo, o que resulta em uma agregação social.

Surgem inúmeras perguntas quanto à forma adequada para se respirar durante a corrida, para se melhorar o rendimento, entre outras. No entanto, inicialmente devemos compreender que o nosso corpo deverá tornar-se apto e capacitado para tais atividades. A partir deste momento, podemos pensar adiante.

A aptidão se dará através da preparação, que deverá ser sistemática e organizada, de forma pedagógica e evolutiva.

Os resultados aparecem nas primeiras semanas.  Lembre-se que a determinação fará com que os resultados sejam colhidos mais rapidamente.

A metodologia deve ser seguida e planejada com a aplicação da periodização e exames obtidos em testes de campo ou laboratoriais, estes considerados mais fidedignos.

A procura por melhora no rendimento virá naturalmente, com o prazer ganho nas semanas de treinamento e, com a produção de hormônios, tais como: a endorfina.

Correr deve ser uma prática prazerosa, acompanhada por uma evolução gradativa, propiciando um estilo de vida saudável, ao invés de uma rotina desgastante.

Os efeitos fisiológicos são:

- Vascularização
- Efeitos no sistema ósseo
- Metabolismo
- Efeitos no sangue
- Efeitos no sistema cardiovascular
- Efeitos no sistema respiratório
- Efeitos sobre o sistema endócrino

Então, o que você está esperando para colocar o tênis no pé e sair para correr?

Ao escolher um profissional, certifique-se que o mesmo seja especialista em treinamento e encontre-se devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física.

Rodrigo Rodrigo Pereira

Licenciatura em Educação Física - CREF nº 16299 G/RJ. Pós-graduação em Treinamento Esportivo. TRIATLETA EM ATIVIDADE

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    Uma resposta para “Maior Qualidade e Longevidade ao Corpo Humano”

    1. Nilda Marques disse:

      Tento me cuidar fisico e psicologicamente. físico através da hidroginastica – pilats e caminhada. mente – leitura, escrita, exercicio de memorias. obs. procuro não anotar recados, para lembrar das coisas do dia a dia, relaciono os objetos com o que devo fazer e que é importante eu me lembrar. por exemplo tenho que fazer um deposito importante – o que faço? deixo uma caneta fora do lugar. Quando acordo e vejo a caneta fora do lugar, reparo logo, ponho o objeto no seu devido lugar já lembrando do Banco. Tenho 55anos e apesar de caminhar com muita rapidez gostaria de correr e não consigo, é falta de treino?

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