Pilates no Treinamento de Atletas

13 jun 2013 | 5 Comentários | 8.171 visitas
Pilates no Treinamento de Atletas

Pilates está na moda!

Método de alongamento e exercícios físicos criado pelo alemão Joseph Pilates no século 20, onde o foco é promover o bem-estar físico e mental, aliado a melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida.

É uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente estruturados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

A aula envolve uma série de princípios como: controle, concentração, fluidez dos movimentos, alinhamento, centralização e respiração.

As atividades bem executadas e orientadas, não ocasionam impactos prejudiciais às articulações, ligamentos e musculatura.

O número de adeptos cresceu significativamente. São idosos buscando qualidade de vida, adolescentes corrigindo vícios posturais, gestantes e um número crescente de atletas visando melhora da performance.

Todo esporte quando praticado profissionalmente ou apenas regularmente apresenta carência em determinadas áreas do corpo e sobrecarga em outras. Durante a corrida, por exemplo, as rotações da pelve e da coluna, dos ombros e movimentos da cabeça devem ocorrer de maneira fluida evitando movimentos em “bloco” que certamente ocasionarão dores. Uma postura correta é essencial para uma melhora de performance, evitando sobrecarga nas articulações, além de trazer economia de movimentos e um melhor aproveitamento biomecânico.

O Pilates proporciona um ganho de força muscular específico para o atleta, prevenindo lesões por desequilíbrios musculares e, além de aumentar a capacidade respiratória e eficiência do diafragma, permite ainda ao atleta conhecer seu corpo e seus limites.

Eleonora Eleonora Ferreira Paes Enes

Licenciatura em Educação Física pela UFRJ – CREF nº 000266 G/RJ. Graduação em Fisioterapia pela FRASCE – CREFITO 2 nº 045999-F. Formação em RPG/RPM e Pilates. Sócia-Diretora do Studio Corpore Pilates

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    5 respostas para “Pilates no Treinamento de Atletas”

    1. agnaldo disse:

      ola boa noite tdb,gostaria de saber como faço para entrar em contato com vc para marcar uma consulta, e gostaria de praticar exercicios ou trenamentos com pilates,ok

    2. Eleonora disse:

      Agnaldo,
      Será um prazer! É só ligar para o meu studio e marcar uma aula experimental.

      http://www.esportex.com.br/portal/wp-content/themes/esportex/parceiros/studio-corpore-pilates.html

    3. maria aparecida disse:

      quem operou de hérnica de disco pode praricar pilates?

    4. Eleonora disse:

      Oi Maria Aparecida,
      Respondendo a sua pergunta, o seu médico pode te orientar melhor. Mas, normalmente é possível a prática do Pilates com um quadro significativo de melhora do seu quadro álgico.
      Uma aula de Pilates segura é orientada por um fisioterapeuta e ele saberá desenvolver exercícios de alongamento e fortalecimento adequado para a sua situação.
      Experimente, normalmente os estúdios oferecem uma aula gratuita! mas, converse antes com o seu médico!

    5. Elisa Dias disse:

      Tenho 4 protusões discais e condromalácia patelar nos 2 joelhos. Sofria com crises frequentes e muitas dores. Depois que comecei a praticar pilates minha coluna está bem melhor. O joelho está “recebendo” um reforço extra e desde outubro venho participando de corridas. Recomendo pilates e aeróbicos, faz bem para o corpo e para e mente.

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